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Número de chamadas abusivas diminui em 2023

Agência gov As ações de combate às chamadas abusivas sofreram diminuição expressiva no assédio aos consumidores neste ano, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom).


Agência gov

As ações de combate às chamadas abusivas sofreram diminuição expressiva no assédio aos consumidores neste ano, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom).

A redução foi de aproximadamente 41% do volume de chamadas curtas – aquelas com duração inferior a três segundos – quando comparados aos meses de maio de 2022 e julho de 2023. Isso representa 415 chamadas a menos para cada habitante do País e 582 empresas bloqueadas por infringirem os limites cautelares impostos pela Anatel.

Para dar continuidade ao enfrentamento das chamadas abusivas de telemarketing, telecobrança e similares, novas medidas são previstas pela Agência, como o sancionamento contra infratores, o monitoramento de empresas que compilam e compartilham informações públicas e a autenticação e identificação ao receber chamadas.

A Anatel ressaltou que nenhuma medida singular é capaz de solucionar em definitivo a questão das chamadas abusivas de modo isolado. No entanto, o somatório das ações já implementadas e as que ainda serão implementadas têm contribuído para a mitigação do problema.

Por: Ministério das Comunicações (MCom)

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