Agência gov
As ações de combate às chamadas abusivas sofreram diminuição expressiva no assédio aos consumidores neste ano, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom).
A redução foi de aproximadamente 41% do volume de chamadas curtas – aquelas com duração inferior a três segundos – quando comparados aos meses de maio de 2022 e julho de 2023. Isso representa 415 chamadas a menos para cada habitante do País e 582 empresas bloqueadas por infringirem os limites cautelares impostos pela Anatel.
Para dar continuidade ao enfrentamento das chamadas abusivas de telemarketing, telecobrança e similares, novas medidas são previstas pela Agência, como o sancionamento contra infratores, o monitoramento de empresas que compilam e compartilham informações públicas e a autenticação e identificação ao receber chamadas.
A Anatel ressaltou que nenhuma medida singular é capaz de solucionar em definitivo a questão das chamadas abusivas de modo isolado. No entanto, o somatório das ações já implementadas e as que ainda serão implementadas têm contribuído para a mitigação do problema.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)