Vereadores de Dourados estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (30) com membros da OAB 4ª Subseção de Dourados e Itaporã para discutir medidas para fortalecer a segurança, tanto dos produtores e moradores como de indígenas, na região do anel viário, que têm sido afetadas por intensos conflitos territoriais.
A reunião contou com a presença do presidente da 4ª Subseção Ewerton Brito, do presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio João Waimer Moreira Filho, do advogado Francielo Juliano de Moraes e também dos vereadores Rogério Yuri, Márcio Pudim e Fábio Luis, além de moradores e proprietário de imóveis da região onde estão ocorrendo as invasões.
Os participantes enfatizaram a necessidade de envolver diversos órgãos públicos, para garantir a segurança e o bem-estar de todas as partes envolvidas, tanto dos indígenas quanto das demais pessoas.
Há quase uma década indígenas passaram a invadir pequenas chácaras, sob alegação de que o território é área tradicional. Desde então, a região tem sido palco de uma série de conflitos que se intensificaram nas últimas duas semanas, gerando preocupação entre os moradores locais.
Além de buscar o apoio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), surgiu na reunião a sugestão da criação de uma Frente Parlamentar na Câmara Municipal, dedicada especificamente ao tratamento dessa questão complexa.
O presidente Ewerton Brito destacou o compromisso da Ordem com a justiça, a igualdade e o bem-estar coletivo. “A OAB está firmemente empenhada em fornecer o suporte jurídico necessário para as ações que visam reinstaurar a segurança de todos”, afirmou Brito.