PMNAS

Sainz supera Verstappen e faz alegria da torcida em Monza ao garantir pole para Ferrari

Saudado pelo público italiano no tradicional Circuito de Monza, o espanhol Carlos Sainz conquistou uma espetacular pole position para a Ferrari em casa, no GP da Itália, neste sábado.

Por Midia NAS em 02/09/2023 às 12:44:39

George Russell, Sergio Pérez, Alexander Albon, Oscar Piastri, Lewis Hamilton, Lando Norris e Fernando Alonso completaram o top 10. Esta é a quarta pole da carreira do espanhol Carlos Sainz e a primeira dele no ano. Mais veloz do TL2 e do TL3, Sainz voltou a brilhar no classificatório.

"Foi uma classificação muito intensa, nós três fomos com tudo no limite. Na última volta sabia que tinha condições, fui para o tudo ou nada. Quando eu cruzei a linha foi de arrepiar. Isso tudo é o melhor que você pode ter como piloto, tentarei uma boa largada para o Q1 amanhã. Normalmente o Verstappen devem ser o mais rápido, mas vou dar tudo que posso", disse o pole position.

"Meu sentimento só pode ser muito bom com este apoio da torcida. Eu queria ser o primeiro, mas ter o Carlos nesta posição é muito bom para a Ferrari. Ele vem fazendo um trabalho muito bom e a gente tem que estar muito feliz com este resultado. Eu não celebro muito quando sou P3, mas hoje é diferente", comemorou com a torcida Charles Leclerc.

Largando da segunda colocação, Verstappen espera não ter o bom momento e os planos frustrados pelo embalo da Ferrari em casa. O holandês está a uma vitória de bater o recorde histórico da Fórmula 1 ao conseguir 10 triunfos consecutivos. Líder isolado do campeonato, o bicampeão igualou a marca de Sebastian Vettel ao vencer o último GP da Holanda, chegando à sua nona vitória seguida.

"A gente melhorou comparado com o desempenho de ontem. Toda a classificação foi apertada. Não temos a torcida ao nosso lado, mas é muito bom ver a torcida assim. Vamos com tudo para amanhã", afirmou Verstappen.

Já durante os treinos livres, a direção de prova chegou a estabelecer tempo máximo de 1min41s aos pilotos para completarem a volta. A decisão foi para evitar trânsito na rápida pista de Monza. Já no Q1 do classificatório, Sainz e Leclerc estouraram o cronômetro e a FIA abriu investigação. Logo após a garantia da dupla da Ferrari no top 3, foi anunciado que não haveria punição pelo acontecido no Q1.

O Q3 foi empolgante pelas celebrações da torcida. Ainda longe do fim, quando Sainz e Leclerc superaram o tempo de Verstappen, a torcida em Monza celebrou efusivamente. Os pilotos voltaram dos boxes para a volta final que também foi muito emocionante. Leclerc cravou o seu tempo, sendo superado por Verstappen, mas a pole ficou com Sainz que cruzou a volta apertada na frente.

INVESTIGAÇÃO E EQUILÍBRIO

O Q1 foi bastante embolado entre a maior parte dos pilotos no grid, que terminaram com pouca diferença de tempo e definições após o fim do relógio. Menos de 1 segundo separou os 18 primeiros pilotos.

Verstappen começou como o mais rápido, assim como havia feito no TL1. Mais veloz do TL2 e do TL3, o ferrarista Sainz foi para o Q2, mas não manteve o mesmo ritmo, garantindo apenas o sétimo melhor tempo. Lando Norris quase colidiu com Esteban Ocon durante sua volta para o tempo mais rápido.

Guanyu Zhou, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Kevin Magnussen e Lance Stroll foram os eliminados na primeira sessão do classificatório. Logo ao fim do Q1, a FIA anunciou um novo tipo de investigação. Leclerc e Sainz não seguiram o tempo máximo instruído para os pilotos completarem suas voltas e foi informado que a dupla da Ferrari seria investigada após a definição do classificatório.

Parecia que a dupla formada por Leclerc e Sainz conseguiria uma dobradinha no Q2, mas Verstappen, como sempre, jogou um balde de água fria nas expectativas da Ferrari, estipulando novamente o melhor tempo. A diferença entre os três foi de 0s054. Yuki Tsunoda, Liam Lawson, Nico Hulkenberg, Valtteri Bottas e Logan Sargeant foram os eliminados no Q2.

Confira o grid de largada do GP da Itália:

1º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), 1min20s294

2º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min20s307

3º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), 1min20s361

4º - George Russell (ING/Mercedes), 1min20s671

5º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull), 1min20s688

6º - Alexander Albon (TAI/Williams), 1min20s760

7º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), 1min20s785

8º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min20s820

9º - Lando Norris (ING/McLaren), 1min20s979

10º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), 1min21s417

11º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), 1min21s594

12º - Liam Lawson (NZL/AlphaTauri), 1min21s758

13º - Nico Hülkenberg (FIN/Haas), 1min21s776

14º - Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), 1min21s940

15º - Logan Sargeant (EUA/Williams), a 1min21s944

16º - Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo), 1min22s390

17º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), 1min22s545

18º - Esteban Ocon (FRA/Alpine), 1min22s548

19º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), 1min22s592

20º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), 1min22s860

Leia Também: Novak Djokovic se recupera após perder 2 sets iniciais e vai às oitavas do US Open

Tags:   Esporte
Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2