Taekwondo: Netinho Pontes conquista prata no Grand Prix de Paris
O brasileiro Edvaldo Pontes, mais conhecido como Netinho, faturou a medalha de prata neste sábado (2), no Grand Prix de Taekwondo, em Paris (França), e conquistou pontos importantes na busca da vaga olímpica para os Jogos no ano que vem na Cidade Luz.
Antes da luta final, valendo a medalha de ouro, Netinho derrotou Eyad Barakt (Egito), Levante Josza (Hungria), Dennis Baretta Itália) e Zaid Alhalawani (Jordânia) - em todas as lutas venceu por 2 a 0.É PRAAAAAAAAAAAAATA! 🥈🇧🇷
É de Netinho Marques (-68kg), no Grand Prix de Paris 🇫🇷 de Taekwondo!
Netinho faz grande campanha, sendo derrotado apenas na final por Ulugbek Rashitov 🇺🇿.
Representou demaisssssss 👏 pic.twitter.com/fd5jsyTCEy— Time Brasil (@timebrasil) September 2, 2023
O atleta paraibano foi vice-campeão mundial no ano passado nos 74kg, mas a categoria não faz parte do programa olímpico dos Jogos de Paris.
Outro três brasileiros competem neste domingo (3) último dia do Grand Prix: Maicon de Andrade e Ícaro Miguel - ambos nos 80kg masculino - e Gabriele Siqueira lutando, no 67kg feminino.
Classificação para Paris 2024
O taekwondo reunirá aos 128 atletas na Olimpíada de Paris (vagas igualmente divididas entre homens e mulheres). Além do ranking mundial - os cinco melhores (feminino e masculino) em cada categoria garante vaga direta - também terão presença em Paris os melhores em cada peso no ranking do circuito mundial. A data limite é dezembro deste ano.
As outras oportunidades de os atletas brasileiros carimbarem a vaga olímpica é conquistar, ou ser vice-campeão, do Torneio Pan-Americano de 2024. Estão em jogo ainda quatro convites (dois por gênero) que serão distribuídos pela Federação Internacional de Taekwondo (World Taekwondo).