Cruzeiro e Red Bull Bragantino ficaram no 0 a 0 neste domingo (3), no Mineirão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa vê aumentar para oito jogos sua sequência sem vitórias, enquanto o Massa Bruta segue no G6.
Com o resultado, o Cruzeiro estaciona na 12ª colocação, com 26 pontos. O Bragantino é o sexto, com 36.
Os dois times só voltam a jogar após o recesso da data Fifa. O próximo compromisso do time mineiro é contra o Santos, no dia 14 de setembro. Já o Leão pega o Grêmio, na mesma data.
Embalado pelo apoio da arquibancada do Mineirão, o Cruzeiro começou a partida melhor e criou a primeira grande chance de gol. Logo aos dois minutos, Rafael Elias recebeu cruzamento de William e cabeceou com perigo. A bola passou perto da meta defendida pelo goleiro Cleiton, mas saiu pela linha de fundo.
O amplo domínio dos donos da casa foi mantido até os 15 minutos, quando os visitantes conseguiram equilibrar as ações.
Depois de sofrer pressão nos minutos iniciais, o Bragantino conseguiu frear o ímpeto do time celeste e passar mais tempo com a bola. As chegadas de maior perigo foram pelo lado esquerdo do ataque, nos duelos contra William e Neris. Aos 20 minutos, Luan Cândido conseguiu finalização perigosa de dentro da área, mas parou em Rafael Cabral.
Depois de bons momentos de cada um dos times, o jogo ficou aberto após os 30 minutos do primeiro tempo. Apesar dos espaços, não houve mais finalizações claras até o fim do primeiro tempo.
Assim como na primeira etapa, o Cruzeiro teve grande chance logo no início do segundo tempo. No primeiro minuto, Arthur Gomes bateu para o meio da área e encontrou Rafael Elias. Em boa condição, o atacante não pegou bem na bola, que desviou em Léo Realpe e saiu em escanteio.
Aos cinco minutos, Bruno Rodriugues conseguiu bom cruzamento para a pequena área do goleiro Cleiton. Rafael Elias tentou de carrinho, mas não alcançou a bola.
O Bragantino conseguiu chegar com perigo em duas oportunidades. Na primeira, Helinho conseguiu arrancada e tinha mais três opções contra apenas dois defensores do Cruzeiro. O passe para Juninho Capixaba ficou longo e Rafael Cabral saiu para abafar. Logo depois, Helinho foi lançado em velocidade e sairia na cara do gol, mas o goleiro conseguiu ser mais rápido e fazer o corte.
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Mateus Vital (Machado); Arthur Gomes, Bruno Rodrigues e Papagaio. Técnico: Fernando Seabra (interino).
Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan Léo Realpe,, Léo Ortiz e Luan Cândido; Jadsom Silva, Matheus Fernandes e Lucas Evangelista (Juninho Capixaba); Helinho, Vitinho (Sorriso) e Thiago Borbas (Alerrandro). Técnico: Pedro Caixinha.
Cartões amarelos: Rafael Elias, do Cruzeiro/Thiago Borbas, Vitinho do Bragantino
Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 3 de setembro de 2023, domingo, às 18h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)