A inauguração de dois novos supermercados da rede Fort em Campo Grande, na região dos bairros Itanhangá e Coronel Antonino, abriu 1,4 mil vagas de trabalho para quem está em busca do primeiro emprego ou de recolocação. As vagas estão sendo disponibilizadas em feirões realizados desde a semana passada e seguem até a próxima sexta-feira (23).
A seleção dos trabalhadores é feita pela Funsat nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de bairros que ficam nas proximidades de onde serão instalados os novos supermercados.
Na manhã desta segunda (19), o Cras do bairro Tiradentes abriu para a seleção, mas pouca gente procurou o centro nas primeiras horas da seleção.
Maria Tavares, de 49 anos, levou o filho, Matheus Tavares, de 16, para buscar o primeiro emprego. Ele soube da seleção por um amigo da escola e espera conseguir o trabalho para ajudar a casa com uma renda extra, já que apenas o pai trabalha na residência.
Outra que tenta recolocação é Daiany Oliveira, de 27 anos. Mãe de 4 filhos, ela está desempregada há 7 anos e tenta uma vaga de emprego. "Eu soube da seleção e como moro aqui no bairro, deixei meus filhos com a minha mãe e vim tenta ruma vaga. Como não tenho formação, qualquer oportunidade que surgir será boa", explica.
João Marcelo, diretor-adjunto da Funsat, explica que a baixa adesão de candidatos pode ser explicada pelo período político, já que muita gente tem trabalhado como cabo eleitoral por diárias. Vagas de emprego freelance para o fim do ano, principalmente no comércio, também pode estar influenciando na baixa procura, segundo a fundação.
"Depende também do bairro. Na semana passada, no Vida Nova, fizemos uma média de 100 atendimentos no dia", explica João Marcelo.
20/09 - Cras Carlinda Pereira Contar - bairro Nossa Senhora Aparecida
21/09 - Cras Jardim Noroeste
22/09 - Cras Margarida Simões Corres - bairro Estrela Dalva
23/09 - Cras Vida Nova