Após cidades ficarem sem luz e serem atingidas por vendaval e temporal, clima deve ficar instável na capital. Tempo deve seguir instável em Mato Grosso do Sul.
Ronie Cruz/TV Morena
Mato Grosso do Sul está sob três alertas climáticos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (5). A segunda (4) foi marcada por temporal, vendaval e muitos estragos em várias cidades do estado.
A terça deve continuar com chuva em boa parte do estado. A instabilidade ocorre devido a passagem rápida de uma frente fria, aliado ao intenso fluxo de calor e umidade, de acordo com as informações do Centro Meteorológico de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS).
A queda de temperatura será mais evidente nesta terça-feira, principalmente na região sul do estado.
De acordo com o Cemtec, Campo Grande terá mínima de 21°C e máxima de 31°C. Em Dourados, 17°C pela manhã e 28ºC pela tarde. No leste do Estado, em Anaurilândia, os termômetros marcam 19°C inicialmente e sobem até os 29ºC. No sul, Iguatemi e Ponta Porã registram mínima de 15°C e máxima de 26°C.
Os três alertas do Inmet em Mato Grosso do Sul são: tempestade em perigo potencial; declínio de temperatura; e de tempestade.
De acordo com o instituto, os alertas vão até a manhã da quarta-feira (5). O Inmet dá orientação que em caso de rajadas de vento, não é aconselhável abrigo debaixo de árvores, já que há leve risco de queda e descargas elétricas.
Veja outras recomendações abaixo:
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Para mais informações, ligue para Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193);
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: