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A resolução que regulamenta regras sobre o processo de formação de condutores de veículos automotores e elétricos é a 789/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A norma cita apenas o tempo mínimo de realização do exame teórico para os candidatos a Autorização para Conduzir Ciclomotores – ACC, que é de, no mínimo, uma hora. Neste sentido, vemos que os DETRANs utilizam esse tempo como balizador para os exames teóricos de todas as demais categorias.
A advogada Francieli Librelotto, especialista em responsabilidade civil e na área de trânsito, no entanto, faz uma ressalva. Conforme ela, em alguns casos, os estados utilizam o tempo de 45 minutos para exames realizados exclusivamente na modalidade eletrônica. No entanto, em que situações o candidato pode usufruir de um tempo maior na prova do Detran?
Francieli Librelotto – Nos casos em que o candidato tiver comprovação de deficiência auditiva, dislexia e TDAH no exame de aptidão física e mental, os DETRANS concederão o dobro do tempo previsto para a realização do exame. No Rio Grande do Sul, por exemplo, recentemente houve a publicação da Portaria nº 250/2022. Ela instituiu atendimento especializado na realização dos exames teóricos para estes candidatos. Neste aspecto, a inovação se refere aos candidatos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Até 2020, por exemplo, estes candidatos não haviam sido contemplados.
Francieli Librelotto – A verificação da necessidade de atendimento especializado deverá ser realizada no Exame de Aptidão Física e Mental, de preferência mediante laudo nos casos de dislexia e TDAH.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, os candidatos que necessitam de atendimento especializado devem solicitar à Divisão de Exames Teóricos e Práticos de Habilitação. Isso é feito por intermédio dos Centros de Formação de Condutores do estado, que estabelecerá cronograma para o atendimento.
Francieli Librelotto – O material didático, conforme previsão da norma, deve contemplar as dificuldades dos alunos, os quais deveriam ter acesso a material adaptado para suas necessidades, sendo acompanhados por profissional com conhecimento em LIBRAS, tanto nas aulas teóricas como nos exames, bem como assistir a vídeos com tradução em LIBRAS.
Francieli Librelotto – Assim como há previsão de suporte nos exames teóricos, os exames práticos dos candidatos surdos ou com deficiência auditiva deverão possuir acompanhamento por examinador de trânsito com conhecimento em LIBRAS, permitindo a comunicação integral durante a prova.
Francieli Librelotto – O CTB, desde 2015, prevê que o candidato com deficiência auditiva deverá ter acessibilidade de comunicação na sua formação como condutor, mediante emprego de tecnologias assistivas ou por meio de ajudas técnicas em todas as etapas do processo de habilitação, desde sua inscrição até o acompanhamento das aulas teóricas assim como práticas. Ainda, prevê o CTB que as aulas teóricas devem conter material didático audiovisual com tradução simultânea em Libras.
Francieli Librelotto – Além da previsão de inclusão prevista em relação a formação do condutor, é importante citar que as empresas que prestam serviços de cursos especializados bem como de reciclagem em EAD devem manter ferramentas que permitam aos PcDs recursos pedagógicos inclusivos, tanto no que pertine a tradução em LIBRAS, como também a leitura simultânea e materiais didáticos que proporcionem a melhor compreensão de candidatos com dislexia como requisito obrigatório para seu credenciamento.