Bebê de 3 meses é a 63º vítima da Influenza em Mato Grosso do Sul
Mais uma morte por influenza foi confirmada em Mato Grosso do Sul.
Por Midia NAS em 09/09/2023 às 06:32:16
Mais uma morte por influenza foi confirmada em Mato Grosso do Sul. Desta vez, a vítima foi um bebê de 3 meses, portador de doença cardiovascular crônica, residente de Aquidauana, município localizado a aproximadamente 141 quilômetros da Capital.
O óbito foi registrado no fim do mês de agosto, mas só foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no último boletim epidemiológico, divulgado na quarta-feira (6).
Em todo o ano de 2023, foram registrados 5.826 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado, sendo 467 destes casos confirmados para Influenza, e 63 óbitos.
No período, 239 pessoas foram diagnosticadas com Influenza A, sendo 197 dos casos de HN1. Para Influenza B, foram 228 casos confirmados.
Dos óbitos registrados, 36 foram em decorrência da H1N1, 24 por Influenza B e três por Influenza A não subtipada.
Grupo de Risco
Idosos e crianças são as principais vítimas da Influenza em Mato Grosso do Sul.
Dos 63 óbitos registrados pela doença, 29 foram de idosos acima dos 60 anos, número que representa 33,4% das mortes.
O segundo público mais vulnerável é o de bebês e crianças, que representaram 23,8% dos óbitos. Das 15 mortes registradas em crianças com idade inferior aos 10 anos, sete foram de bebês com idade inferior a 1 ano.
As crianças representam ainda 43,1% das internações por Influenza, com 46 internações registradas em crianças com idade inferior a 1 ano, e 155 internações de crianças com idade entre 1 e 9 anos.
Influenza
Os vírus da influenza causam infecções no trato respiratório humano. existem quatro tipos da influenza: A, B, C e D. Para os humanos, os dois tipos que mais impactam a saúde são o A e o B. Os de tipo A são os conhecidos por causar emergências de saúde pública, como no caso da pandemia de 2009 (causada pelo vírus H1N1 da influenza A).
Os vírus da influenza A são divididos em subtipos, com base em duas proteínas presentes nas superfícies do agente infeccioso: a hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). Daí deriva sua classificação específica, como H1N1 e H3N2, por exemplo.
Os de tipo B não se dividem em subtipos, como os da A, mas sim em duas linhagens: a Yamagata e Victoria. De modo geral, os sintomas começam a se manifestar entre o primeiro e o quarto dia da infecção e os mais comuns são:
De modo geral, os sintomas começam a se manifestar entre o primeiro e o quarto dia da infecção e os mais comuns são:
Febre;
Calafrios;
Tosse;
Dor de garganta;
Nariz escorrendo ou entupido;
Dor muscular e/ou corporais;
Dor de cabeça;
Fadiga (cansaço);
Vômito e diarreia, mais comum no público infantil.
A maioria das pessoas se recupera em menos de duas semanas, mas alguns indivíduos podem apresentar complicações, como pneumonia.
Unidades sentinelas
A vigilância de Síndrome Gripal (SG) possui Unidades Sentinelas, que tem como principais objetivos, identificar os vírus respiratórios em circulação no Estado, além de permitir o monitoramento da demanda de atendimentos pela doença. Elas estão localizadas em oito municípios de Mato Grosso do Sul. Confira:
Na data dessa terça-feira (12), a policiais civis da Delegacia Especializada de Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio e de Proteção à Pessoa- DHPP, Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros – GARRAS e a DRP de Ponta Porã, realizaram a prisão de Cristiago Nunes Dutra, envolvido no homicídio de Thiago Brumatti Palermo e de Marcelo dos Santos Vieira, na tentativa de homicídio de Benjamim Pereira de Paula Santos e Fabricio Messias da Silva e no cárcere privado de Everton Larrea Negrete.
Estudos realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) revelam que, em 2023, o Flamengo foi responsável por mais da metade do impacto econômico total do futebol na cidade, que alcançou R$ 3,96 bilhões.
No primeiro dia G20 Social, representantes do governo federal e especialistas em comunicação debateram nesta quinta-feira (14) quais os possíveis impactos da Inteligência Artificial nos direitos humanos.
Você consegue imaginar um mundo onde todos parecem iguais? Um mundo onde as medidas corporais e quaisquer padrões considerados ideais pela sociedade seriam cumpridos por cada pessoa? Seria bem chato, né? Viemos de todas as formas e tamanhos e isso deve ser celebrado, não demonizado.