Virada odontológica em SP terá ações preventivas de saúde bucal

Distribuição de panfletos e kits de higiene durante Virada Odontológica na UBS Cambuci, região central de São Paulo. - Rovena Rosa/Agência Brasil

Alguns grupos como gestantes, mães de bebês diabéticos, hipertensos e idosos receberão orientações específicas. Algumas unidades farão visitas domiciliares a pacientes com deficiência física, acamados e domiciliados com atividades de educação em saúde odontológica, escovação supervisionada e fluorterapia.

Serão desenvolvidas ainda atividades com jovens e crianças, em forma de gincanas e jogos lúdicos, com dicas de alimentação e uso correto do fio dental. Em algumas unidades haverá também triagem odontológica e agendamento de consultas.

Cobertura

Atendimento durante Virada Odontológica na UBS Cambuci, região central de São Paulo. - Rovena Rosa/Agência Brasil

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as unidades de saúde do município são orientadas a fazer triagens odontológicas a cada 40 dias, em média, conforme preconizado pela Área Técnica de Saúde Bucal.

A pasta informou que, atualmente, das 470 UBSs do município, 426 (90,6%) contam com equipes de saúde bucal, que são responsáveis pela assistência odontológica à população com procedimentos que contemplam, principalmente, execução de restaurações, extrações de dentes, profilaxias e procedimentos para a confecção de próteses totais ou parciais removíveis.

Em 2021, foram realizados 1.676.388 atendimentos de odontologia em toda a rede municipal, incluindo UBSs, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Serviços de Atendimentos Especializados em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAEs/ISTs), Centros Especializados em Odontologia (CEOs) e unidades da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do município.

Neste ano, entre janeiro e setembro, foram realizados 869.773 atendimentos somente nas UBSs.

A Secretaria de Saúde informou que tem investido na ampliação e melhoria da assistência integral prestada à população, inclusive na saúde bucal. Como resultado dos investimentos da gestão nessa área, o número de Centros Especializados em Odontologia (CEOs), por exemplo, passou de 13, em 2016, para 30, neste ano.

A Virada Odontológica foi criada por meio da Lei n° 17.709, de 9 de novembro de 2021, que instituiu outubro como o mês para realização das atividades.

Os endereços das unidades participantes e os horários das atividades a serem desenvolvidas podem ser encontradas na internet.