Uma massa de ar extremamente quente cobrirá o Brasil nos próximos dias. Já faz muito calor neste começo de semana no Centro-Oeste e no Sudeste, mas na segunda metade da semana a massa de ar se reforça ainda mais com temperatura-elevadas, mesmo calor intenso não sendo incomum nestas áreas do território nacional no mês de setembro.
A massa de ar quente afetará com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas, em particular na região do Pantanal e proximidades.
Esta região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Pontos destas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região do centro do domo de calor.
A coordenadora do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes, explica que mesmo assim há possibilidades de chuvas.
“As pancadas de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento, devido ao aquecimento diurno, não estão descartadas”.
Com a elevação das temperaturas, a previsão é de que os termômetros marquem até 42°C. Aliada às altas temperaturas, a umidade relativa do ar deve ter baixos níveis, entre 10% a 20%. “Nestes dias, há probabilidade de os valores ficarem próximos ou serem atingidos os recordes de temperatura máxima e baixos valores de umidade no ano de 2023”, disse Valesca.
As temperaturas mínimas entre 22°C a 24°C e máximas que podem atingir 40°C nas regiões sul e leste do Estado. Para as regiões norte, pantaneira, bolsão e sudoeste as temperaturas mínimas devem ficar entre 25°C e 27°C e máximas de até 42°C. Em Campo Grande as temperaturas mínimas devem ficar entre 23°C e 26°C e máximas de até 38°C.
Além disso, os ventos atuam de leste/nordeste com velocidade entre 40 e 60 km/h e pontualmente podem ocorrer rajadas com velocidade ainda mais alta.
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular