O São Paulo saiu na frente na disputa pelo título da Copa do Brasil ao vencer o Flamengo por 1 x 0 no Maracanã, neste domingo (17). O gol da vitória foi marcado por Jonathan Calleri, de cabeça, no final do primeiro tempo. O jogo foi marcado pelo domínio do Tricolor Paulista, que soube neutralizar as investidas do Rubro-Negro e criar boas oportunidades de gol.
No primeiro tempo, o São Paulo mostrou mais organização e intensidade do que o Flamengo, que parecia nervoso e sem criatividade. O time de Jorge Sampaoli pressionava a saída de bola do adversário, mas pouco chegava com perigo ao ataque. Já o goleiro Matheus Cunha, fez pelo menos três grandes defesas para evitar o gol são-paulino.
O Flamengo tentava investir, mas esbarrava na forte marcação do São Paulo, que não dava espaços para os atacantes rubro-negros. Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta pouco produziram na primeira etapa. A única chance clara do Flamengo foi um chute de Everton Ribeiro, que Rafael defendeu com segurança.
Quando o jogo se encaminhava para o intervalo sem gols, o São Paulo abriu o placar aos 45 minutos. Rodrigo Nestor fez um cruzamento da direita e Calleri subiu mais alto do que a zaga do Flamengo para cabecear no canto esquerdo de Matheus Cunha. Foi o primeiro gol do argentino na Copa do Brasil desde que retornou ao Tricolor Paulista. Após o gol, Sampaoli surpreendeu ao deixar o campo antes do apito final.
No segundo tempo, o Flamengo voltou mais ofensivo e tentou buscar o empate. O time de Sampaoli criou um pouco mais e passou a explorar os contra-ataques. O São Paulo teve duas boas chances de ampliar o placar, mas Matheus Cunha salvou o Flamengo novamente.
O Flamengo aumentou a pressão nos minutos finais, mas não conseguiu furar o bloqueio do São Paulo, que se defendeu bem e segurou a vitória. Gabigol ainda sentiu a coxa e teve que ser substituído antes do fim da partida.
Com o resultado, o São Paulo leva a vantagem de jogar pelo empate no jogo de volta da final da Copa do Brasil, que será no próximo domingo (24/9), às 16h, no Morumbi. O Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título. Se vencer por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.
O gol de Calleri que abriu o placar!
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) September 17, 2023
Flamengo 0?? x 1?? São Paulo#VamosSãoPaulo ???????? pic.twitter.com/0kZL7U26XY