O Japão suspende importação de produtos avícolas de Mato Grosso do Sul, conforme anunciou nesta terça-feira (19). A suspensão temporária da importação de ovos, aves vivas, carne de aves e seus subprodutos do estado veio após a confirmação de um foco de Influenza Aviária em uma criação doméstica no município de Bonito. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que já adotou as medidas sanitárias necessárias para conter e erradicar o foco, bem como intensificar a vigilância na região.
Segundo o Mapa, a suspensão é uma medida preventiva e não afeta o comércio com os demais estados brasileiros. O Brasil é o maior exportador mundial de frango, com 35% do mercado global. Mato Grosso do Sul é responsável por 18,4% das exportações brasileiras de carne de frango in natura para o Japão.
O Mapa esclareceu não haver nenhum foco confirmado da doença em produção comercial e que o país mantém a condição de livre de Influenza Aviária de alta patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A doença é causada por um vírus que afeta principalmente as aves e pode ser transmitida para os humanos em casos raros.
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular