Outra expositora do evento, Elis Regina percebeu que a união entre duas mulheres também faria diferença nos negócios. Em 2022, depois de um ano de criação da marca Ybirá Ecodesign, Elis chamou sua irmã para ajudar no empreendimento de panos de algodão com cera de abelha, óleo de coco e resina vegetal.
O produto substitui o plástico filme para embalar alimentos, além de ser uma adaptação sustentável, a liga da cera tem propriedades antibacterianas, que ajuda na conservação.
Com isso, foi necessário a formalização da empresa, que contou com a ajuda do Sebrae, incluindo cursos, o Sebrae Delas e o Empretec. "Estamos caminhando para vender não só em feiras, como vender em lojas de produtos naturais. Participamos de um evento internacional, o Green Metric. Estamos com uma expectativa enorme no Empreendefest, pois é a primeira vez que vamos participar de um evento tão grande de empreendedorismo", ressalta a empreendedora.
Camila da Silva Brito, criadora da marca Tekohá Alimentos, que tem como carros chefes o cogumelo shimeji fresco e a caponata de cogumelo Shimeji, diz que o Empreendefest será fundamental para conhecer de perto o feedback dos clientes. "A minha expectativa é alta, pois irei lançar novos produtos e fazer a degustação com os clientes, isso será importante para saber os rumos que vou tomar para o ano de 2024. Espero alcançar novos clientes também e divulgar ao máximo meus produtos e efetuar vendas", destaca Camila.
Programa de aceleração
O Sebrae Delas é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Ainda de acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Lucielle Lima, programas e exposições como esses ajudam a promover a igualdade de gênero no mundo dos negócios.
Nesse sentido, para ela, o Empreendefest terá a proposta de inspirar outras mulheres a seguirem seus sonhos e acreditarem no potencial empreendedor.
Participante do Sebrae Delas, Edimara Pereira Ramirez, estará no Empreendefest com o estande da Start Contabilidade, e acredita que é necessário sempre buscar inovação nos negócios.
"É muito difícil para o "pequeno" ter essa competitividade com os que já estão no mercado e já têm nome conceituado. Conseguimos despertar nos outros empresários uma forma diferente de fazer negócio, oferecendo mais pessoalidade, um sistema mais humanizado nas relações, e isso fomenta a economia. Eu penso que a microempresa precisa sempre inovar com informações, acesso ao cliente e sendo criativo", finaliza a expositora.
Serviço – EmpreendeFest – 1º Festival de Empreendedorismo do MS
Data: 5 e 6 de outubro
Hora: 14h às 20h
Local: Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês – Campo Grande/MS
Investimento: Gratuito