O deputado estadual Rafael Tavares (PRTB) pode trocar o PRTB pelo Partido Liberal (PL). O convite, segundo o deputado, foi realizado pelo próprio ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, durante encontro nesta segunda-feira (25).
Indagado pela reportagem sobre a possibilidade de mudança, Tavares não disse que sim, mas sinalizou que deve trocar de partido. "O PL é o maior partido do Brasil, onde a direita está se organizando. Vamos aumentar a base em 2023, essa é a missão dada pelo presidente Bolsonaro", respondeu.
O deputado afirma que durante o diálogo falou da união da direita no Estado e o trabalho de enfrentamento ao Partido dos Trabalhadores (PT). "Bolsonaro é nossa liderança e precisamos de união para fortalecer a direita. Não vamos desistir do Brasil. O presente é deles (esquerda) mas o futuro é nosso, é da direita" afirmou o deputado, ao lado de Jair Bolsonaro.
Para se filiar ao PL, Tavares precisaria de autorização do PRTB, partido onde está filiado atualmente. Ele só poderia mudar de sigla, sem autorização e sem risco de perder o mandato, em 2026, quando pode tentar a reeleição.
A mudança também pode acontecer no próximo ano, caso o deputado tenha decisão desfavorável em processo que o partido responde por não ter cumprido, segundo a justiça eleitoral, a quota de 30% para mulheres. Neste caso, Tavares concorreria a vereador pelo Partido Liberal já no próximo ano.