Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

De olho na Copa de 2026, Fifa transfere departamento jurídico inteiro para Miami

Em uma decisão surpreendente, a Fifa vai transferir seu departamento jurídico inteiro para Miami.


Além do departamento jurídico, a Fifa transferirá também parte da sua equipe de auditoria, compliance e gestão de risco. Os profissionais desta área deixarão Zurique para a cidade de Coral Gables, nos arredores de Miami. O local vem se tornando um dos principais para o futebol da América do Norte nos últimos anos, principalmente após a ida de Lionel Messi para o Inter Miami.

"A mudança está planejada para se tornar totalmente operacional em agosto de 2024", disse a Fifa aos seus funcionários em um e-mail ao qual teve acesso a agência de notícias The Associated Press. "O escritório da Fifa (nos EUA) será permanente e dividirá espaço inicialmente com o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2026, nas instalações de Coral Gables, na Flórida."

O e-mail é assinado pela secretária-geral da entidade, Fatma Samoura, que está deixando a Fifa, no final do ano. Ela não indicou se todos os funcionários destas áreas serão transferidos automaticamente para Miami. Ou se serão demitidos.

A Fifa já vinha necessitando de mais funcionários atuando diretamente nos Estados Unidos depois da escolha do país para ser a sede principal da Copa de 2026. A entidade vinha dependendo de funcionários contratados pelo Comitê Organizador local para suas tarefas de rotina. "Isto (a transferência) está de acordo com a visão global de uma organização que tem 211 federações-membro", afirmou a Fifa, no mesmo e-mail. A entidade reforçou que sua sede continua sendo a cidade suíça de Zurique.

No ano passado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, já havia indicado que pretendia passar mais tempo nos EUA, em razão da preparação para a futura Copa. O Mundial será o grande desafio da Fifa nos últimos anos por ser uma versão ampliada. A partir da Copa de 2026, os torneios vão passar de 32 para 48 seleções, exigindo um maior planejamento e esforço de logística.

Os EUA também vão sediar a versão ampliada do Mundial de Clubes, que passará a contar com 32 clubes em 2025. Assim, também terá maiores nomes de peso em campo, como Real Madrid, Manchester City, Chelsea, além dos brasileiros Palmeiras e Flamengo.

A decisão da Fifa de transferir o seu departamento jurídico surpreende porque a Suíça é considerado o grande centro para o direito desportivo mundial, principalmente por envolver centenas de casos da própria entidade, incluindo disputas contratuais, além de alguns casos disciplinares e éticos.

Em resposta, a Fifa acrescentou que "continuamos com a nossa visão de 'tornar o futebol verdadeiramente global' e de nos aproximar das nossas federações-membro". Antes, a entidade já havia aberto um escritório em Paris, em 2021, para facilitar a ligação com as federações da Europa e da África, e um escritório regional está para ser lançado em Cingapura.

Leia Também: Tite desembarca no Rio, mas se esquiva de perguntas sobre o Flamengo

Esporte

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!