A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão nessa sexta-feira (29) na cidade de Palotina (PR). A ação fez parte da segunda fase da Operação Almacén de Armas, que é organizada pela unidade federal de Dourados. O mandado foi expedido pela Justiça Federal em Umuarama (PR).
Segundo as informações, está sendo investigada a existência de uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de armas com atuação na região de divisa entre os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná e também na fronteira com o Paraguai.
Na primeira fase foram cumpridos dois mandados de prisão preventivas e dois de busca e apreensão em cidades paranaenses, quando um fuzil foi apreendido.
A investigação começou a partir de flagrante ocorrido no curso da Operação Agropoison, deflagrada em 21 de junho deste ano contra contrabandistas de agrotóxico.
Em uma das buscas, os policiais federais descobriram a existência de uma fábrica ilegal de armas em Palotina. Em um dos alvos, a PF encontrou a estrutura usada para fabricar o armamento.
Na ocasião, foram apreendidas armas prontas, que estavam sendo montadas e uma grande quantidade de munições. A descoberta da fábrica levou a Polícia Federal a identificar o grupo criminoso.
Ainda segundo a investigação, a quadrilha tem uma estrutura organizada e intenso fluxo de tráfico internacional de armas para abastecimento de terceiros e outras organizações criminosas.
A PF não divulgou detalhes do alvo do mandado cumprido nesta sexta-feira para não atrapalhar a continuidade das apurações. Novas operações estão previstas para acontecer em breve.
O grupo é acusado de associação criminosa armada; tráfico internacional de arma de fogo; comércio ilegal de arma de fogo, posse e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito.