Tradicional distribuição de árvores frutíferas atrai milhares de campo-grandenses na manhã deste sábado

Em seus veículos ou a pé, desde às 7h30 deste sábado (30), os campo-grandenses demonstraram mais uma vez o apreço que têm pelas árvores.

Tradicional distribuição de árvores frutíferas atrai milhares de campo-grandenses na manhã deste sábado

O jornalista, Lucimar Couto, disse que acompanhou a campanha pela imprensa e aproveitou para aumentar seu pomar "Passei aqui e peguei uma muda de goiaba, nêspera e jabuticaba. Plantar é um hobbie que tenho em casa".

O casal Elizama e Aslam, do Bairro Los Angeles, saiu mais cedo de casa e antes de ir para o trabalho passaram na prefeitura para buscar as mudas. "Como eu já trabalho aqui na Rua Euclides da Cunha, saí mais cedo para pegar as mudas, vimos a notícia e decidimos participar".

Eles ainda contaram que estão ensinando o filho de um ano a gostar de plantas. "Há mais ou menos um ano nós plantamos um pé de acerola, eu quando eu estava grávida. Hoje nosso filho já está grandinho e come a fruta, a árvore está crescendo junto com ele. Agora as novas mudas também irão se desenvolver junto com ele", finalizou o casal.

Foto: PMCG

Ana, do Bairro Santo Amaro, expôs que esta será a primeira muda de árvore que irá plantar. "Estava passando aqui pela rua e o servidor me informou sobre a doação de mudas, então aproveitei e já vim buscar para plantar em casa e iniciar esse cultivo ".

Antônio Carlos, da Vila Bandeirantes, contou que veio em busca das mudas de nêspera e de jabuticaba e parabenizou a iniciativa da prefeitura. "Ainda não tenho dessas espécies. Há dois anos atrás eu plantei algumas mudas frutíferas e já estão dando as frutinhas. Eu acho muito importante essa ação da gestão municipal, porque ajuda até na alimentação das famílias, não deixa de ter uma fruta pra fazer uma vitamina, para saborear todos os dias, além dos animais que aproveitam".

Tradicional distribuição de árvores frutíferas atrai milhares de campo-grandenses na manhã deste sábado
Foto: PMCG

Rodrigo, aluno do curso de mestrado em Agronegócios Sustentável, soube da ação pelo curso e então se voluntariou para ajudar na distribuição. "Acho fundamental o poder público estimular essas ações, promover essa oportunidade para os campo-grandenses que já tem a cultura de plantar e cuidar das árvores. Eu cresci no centro da cidade e minha avó cultivava diversas árvores em seu terreno".

A prefeita Adriane Lopes, distribuiu diversas mudas e enfatizou o carinho da população com as árvores ."Antes de iniciar a distribuição já havia uma fila para carros e outra para pedestres, isso só reforça o sucesso do trabalho frente a preservação da nossa floresta urbana e a conscientização ambiente que o cidadão possui em preservar o meio ambiente ".

Tradicional distribuição de árvores frutíferas atrai milhares de campo-grandenses na manhã deste sábado
Foto: PMCG

A secretária de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Saturi, enfatiza que estes eventos oportunizam a conscientização quanto à importância da arborização urbana.

"As florestas urbanas proporcionam inúmeros benefícios como a melhoria na paisagem do ambiente, a regulação da temperatura ao oferecer conforto térmico, a diminuição da poluição atmosférica, sonora e visual, controle da umidade, entre outros. A arborização urbana é um elemento essencial para uma cidade saudável e temos imenso orgulho de Campo Grande seguir reconhecida há quatro anos consecutivos como Tree City of the World, uma referência mundial quanto a maneira como o município gerencia e trata sua arborização, uma vez que a cidade possui um grande patrimônio arbóreo".