Cinco criminosos de uma quadrilha especializada a furto de caminhonetes Toyota Hilux foram presos na noite desse domingo (1º), por equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar, em Campo Grande. Um sexto envolvido e apontado como líder do grupo, morreu em confronto com os policiais.
De acordo com boletim de ocorrência, equipes do Choque tomaram conhecimento do furto de uma caminhonete Toyota Hilux de cor branca, ocorrida ontem (1º), em frente a uma pizzaria, na região da Chácara Cachoeira. Como já tinham conhecimento do modus operandi de uma organização criminosa que estava realizando diversos furtos de camionetes modelo Hilux em Campo Grande e cidades vizinhas, deram início em diligências para rastrear os locais usados pelos criminosos para trocar as placas de identificação dos veículos.
Essa quadrilha seria a mesma que havia furtado duas camionetes na cidade de Terenos e que foram recuperadas dois dias depois, estacionadas no estacionamento do Aeroporto Internacional de Campo Grande, já com as placas de identificação adulteradas.
+ Polícia Militar recupera duas caminhonetes furtadas na festa do Ovo em Terenos
Em um desses lugares suspeitos, na Rua Dos Caiuas, Bairro Santo Antônio, as equipes encontraram cinco suspeitos (de 26, 23, 34, 38 e 43 anos) que foram detidos. Na casa havia uma caminhonete, diversas placas adulteradas, ferramentas usadas nos crimes, duas pistolas, um colete à prova de balas e objetos pertencentes aos veículos que haviam sido furtados pela quadrilha.
Um dos membros da organização criminosa, de 38 anos, contou que é funcionário de uma empresa de venda de proteção e rastreio veicular e que vieram de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), com o objetivo de roubar camionetes Hilux fabricadas entre 2019 e 2022.
Segundo ele, um dos membros, de 32 anos, usou documento falso para alugar o imóvel, onde estavam.
O grupo, também, usava três veículos para cometer os crimes, sendo um Voyage cor branco, Ranger cor Azul e um HB20 cor prata, que estaria com líder da quadrilha, de 41 anos, e possivelmente, nas proximidades do imóvel.
Ainda relatou que eles utilizavam de um aparelho decodificador para ligar os veículos subtraídos, ficando três membros, de 32, 24 e 43 anos, de levarem os utilitários até a cidade de Corumbá, onde eram comercializados por R$ 30 mil, sendo os pagamentos realizados por um doleiro de Corumbá a outro doleiro em Belo Horizonte (MG).
Em diligências à procura do líder da quadrilha, os policiais militares do Choque encontraram o suspeito na Rua Brasília, próximo da Rua dos Caiabis. Durante a abordagem, o homem desceu com um revólver calibre 38, apontando em direção a equipe, sendo então alvejado pelos militares.
Socorrido, acabou falecendo no pronto-socorro do hospital Santa Casa.
No carro em que estava, foram encontradas duas placas de veículo, pertencentes a uma Hilux cor cinza da cidade de Corumbá e outra Hilux de cor preta, com registro de furto em Campo Grande, ocorrido no dia 11 de março deste ano.
A Hilux branca furtada, ontem, foi localizada no estacionamento do hospital Santa Casa, já com placas adulteradas (falsas).
O criminosos foram encaminhados para Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol.