Campo Grande é a primeira cidade da região Centro-Oeste a receber o ato n° 2 do projeto “Brasil sem Ponto Final”. Trata-se do espetáculo “Fio do Meio” e “Vertigem”. Em cena “o corpo político que dança”, assinado por Paulo Emílio Azevedo, cujo projeto contempla 11 metrópoles brasileiras. Na capital sul-mato-grossense, as apresentações ocorrem nos dias 6 e 7 de outubro, às 17h, sendo sexta-feira (6) na Praça Ary Coelho e sábado (7) no Sesc, com entrada gratuita.
"Voltar a Campo Grande tem um gosto especial, pois já estive aí há cerca de 10 anos. Quando fui, estava sozinho, era meu conteúdo, agora tem uma equipe, pode ter mais trocas e eles são muito generosos com o público. Para mim terá continuidade da troca que tive no passado e uma ampliação dessa troca", afirma o diretor do espetáculo, Paulo Emílio Azevedo.
Haverá na cidade duas apresentações do espetáculo “Vertigem” e “Fio do Meio” (ato n° 2), mais a realização de uma oficina criativa, que anunciam a chegada de “Brasil sem Ponto Final” (BR,) no Estado de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
Interpretado pela Cia Gente, do Rio de Janeiro, o espetáculo é desenvolvido em dois atos, iniciando com “Fio do Meio” – vencedor do prêmio Funarte de Circulação em Dança -, seguido de “Vertigem” que, este ano, representou o país no Festival D’avignon, na França. Unidos, eles formam o 2° ato do projeto “Brasil sem Ponto Final”, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
Em “Fio do Meio”, o criador toma como célula o movimento do esbarrão. A partir dele, observa e provoca uma via de mão dupla: a capacidade de mover corpos e, desse mover abrir espaços de conversação. Dando sequência a proposição de ativar a rua como espaço criativo, sua arquitetura e seu diálogo com as pessoas, “Fio do Meio” extrapola a noção de margem e reconfigura outras relações de geocorporeidade; reterritorializando os usos da cidade, os arteiros produzem repetições oriundas de gestos do urbano para difundir catatonias e narrativas que pleiteiam a visibilidade de tantos outros corpos; tantas das vezes negados, miopizados e varridos.
Já em “Vertigem”, adota-se um diálogo intenso e ininterrupto mediado pelos corpos dos intérpretes, cuja proposta expõe a borda, o ruído (também o silêncio), a corda bamba, a respiração ofegante e a embriaguez do gesto. Desnudado e cru, “Vertigem” persegue uma “labirintite cênica”, sendo o movimento dessa vez guiado por uma atmosfera que não almeja o controle; ao contrário, despreza-o e o desloca em busca do risco, daquilo que ainda não tem nome; mas que por tal recebe, gentilmente, o significado de “política”. Em cena, um “corpo político que dança”, conceito criado e desenvolvido por Paulo, desde a década de 90.
"Este é um espetáculo que acontece no cimento, não é num palco de teatro. E em Campo Grande ainda serão duas apresentações em locais diferentes, na praça Ary Coelho e no SESC Cultura. A praça, inclusive, foi escolhida por ter um coreto, então caso chova, a apresentação será lá embaixo", revela Paulo.
Seja em “Fio do Meio” ou em “Vertigem”, a proposta é executada pela excelência dos intérpretes Pedro Brum, Zulu Gregório e Salasar Junior, com impecável assistência de Paula Lopes e competentes ações na direção técnica de Filipe Itagiba e na produção de Flávia Menezes. No ato n°2, vale situar que a arte elabora distintos ecossistemas corporais, surgindo como fresta, a fim de que passem outras luzes com o intuito de se enxergar o que há do outro lado dos muros; e, sobre os muros, tombá-los.
Além das sessões do espetáculo, o projeto traz ainda uma preocupação pedagógica na troca de experiências e culturas com o público local. Por conta disso, está prevista a realização da oficina “Corpo-Memória”, ministrada pelo professor Pedro Brum. O conteúdo da mesma, bem como mais informações sobre o professor se encontram junto ao “Serviço”.