Sistemas da UFMS retornam aos poucos após ataque hacker; PF vai investigar o caso
A universidade alterou automaticamente todas as senhas dos estudantes e agora todos precisam criar uma nova senha.
A universidade alterou automaticamente todas as senhas dos estudantes e agora todos precisam criar uma nova senha. Campus da UFMS em Campo Grande
Divulgação
Após a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) sofrer ataque cibernético, os sistemas da instituição estão voltando gradativamente, com previsão que retornem totalmente até quinta-feira (5). De acordo com a universidade, a Polícia Federal, Procuradoria Jurídica e Autoridade Nacional de Proteção de Dados vão investigar o caso.
Além disso, a UFMS acionou o Centro Integrado de Segurança Cibernética do governo federal. Caso seja comprovado algum acesso não autorizado a dados de estudantes ou servidores, informou a universidade, medidas jurídicas serão imediatamente tomadas.
Após o ataque, o sistema de tecnologia do local permitiu a recuperação dos dados e sistemas a partir de backups. Uma das medidas urgentes tomada pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) foi alterar automaticamente todas as senhas dos estudantes no Passaporte UFMS, que dá acesso aos sistemas.
Agora, todos usuários da UFMS deverão alterar a senha do Passaporte UFMS, que é pessoal e intransferível.
Segundo a universidade, já estão disponíveis o sistema de Passaporte UFMS, SEI, Internet cabeada, Google WorkSpace, Sigpós, Sites institucionais, AVA, AVA Cursos, SGP e RMO.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: