O novo vídeo mostra Shakur e o CEO da gravadora Death Row Records, Marion 'Suge' Knight, como líderes de um grupo de dezenas que briga contra o adversário Orlando 'Baby Lane' Anderson, de uma gangue rival e com quem Shakur já havia se desententido antes.
A luta aconteceu no saguão do hotel MGM Grand, em Las Vegas, pouco antes do tiroteio que matou o rapper.
No vídeo, Shakur e outros chutam Anderson enquanto ele está caído no chão. Os seguranças cercam a briga, mas não intervêm. O rapper e Knight saem do prédio antes da chegada da polícia.
As autoridades acreditam que Anderson mais tarde se reagrupou com outros membros de sua gangue -dentre os quais Duane "Keffe D" Davis, preso pela morte de Shakur- e tramou o assassinato do rapper naquela mesma noite.
Shakur foi ferido em um tiroteio em 7 de setembro de 1996 e morreu em um hospital seis dias depois, aos 25 anos.
Davis admitiu em entrevistas e em seu livro de memórias de 2019, "Compton Street Legend", que ele estava no Cadillac de onde saíram os tiros, afirmou a agência de notícias Associated Press.
Shakur foi um premiado rapper, ativista e ator que vendeu mais de 75 milhões de discos em todo o mundo. Entre as músicas pelas quais era conhecido estão "California Love" e "Keep Ya Head Up".
Never-before-seen video shows Tupac Shakur and Suge Knight leaving the MGM Grand after a fight involving Orlando Anderson, Duane 'Keffe D' Davis' nephew. A few hours later, Tupac was shot, leading to his death six days later. https://t.co/nDEt1VsIv0 pic.twitter.com/9n5sT0rIXt
— David Charns (@davidcharns) October 3, 2023