11 de outubro de 1977 marca a fundação de Mato Grosso do Sul, o segundo Estado mais jovem do Brasil, que completa 46 anos. Nesta data especial, o deputado estadual João César Mattogrosso (PSDB), sul-mato-grossense nato, ressalta como grande marco a pujança e pleno desenvolvimento do Estado.
"É gratificante estar entre os 24 representantes da população na Assembleia Legislativa e poder dar sequência ao nosso compromisso de trabalho por avanços e resultados que vão ao encontro daquilo que realmente faz a diferença na vida da nossa gente", enfatiza o parlamentar.
João César Mattogrosso tem um trabalho dinâmico e conectado com os municípios, sempre pautado em melhorar a vida das pessoas com resultados efetivos. Através das emendas parlamentares, é possível acompanhar a pluralidade de seu mandato, que destinou R$ 2 milhões para atender 21 municípios nas áreas da saúde, assistência social, cultura, educação, esporte e lazer.
Além disso, o deputado também segue em movimento para trazer novos recursos que vão impulsionar o atendimento de outras urgências. "Em nossas andanças fiscalizamos diversos problemas e, apesar dos intensos esforços do Executivo, sabemos que o cobertor é curto e isso exige estratégia para gerar agilidade no atendimento dessas demandas pendentes. Por isso, estamos em contato com a nossa bancada federal em Brasília, para firmar parcerias e buscar emendas para atender essas demandas", reforça.
Após viagem à Capital Federal em agosto, João César Mattogrosso levou diversos pedidos, que são frutos do constante diálogo com vereadores e prefeitos. "O Estado nada mais é que a junção dos municípios, considero essencial esse contato com quem está na ponta, porque é desta forma que conseguimos construir as mudanças que vão fazer a real diferença na vida da nossa gente. Nós, enquanto deputados, temos que ser facilitadores e trabalhar de forma eficiente para que as melhorias sejam efetivadas", afirma o parlamentar.
Entre os municípios contemplados nas emendas do deputado, estão Aparecida do Taboado, Aquidauana, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Fátima do Sul, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Sete Quedas e Terenos. Além disso, existe a articulação com a bancada federal para atender outros municípios.
"Mato Grosso do Sul vive um tempo de crescimento fora de série, que foi iniciado na gestão do governador Reinaldo Azambuja e hoje caminha em ascensão com o governador Eduardo Riedel, que realmente honra a missão de tornar MS um estado cada vez mais próspero, verde, digital e inclusivo. A chegada de novas empresas que são potências mundiais, como ocorre em Ribas e Inocência, investimentos em qualificação, atenção à saúde e segurança, novas tecnologias para educação e materiais para promoção da inovação, além do fortalecimento do municipalismo, representam um conjunto de ações que somadas tornam o nosso Estado pujante e preparado para um tempo de qualidade de vida, com oportunidades, emprego e renda e, sobretudo, dignidade", enaltece o deputado João César Mattogrosso ao celebrar os 46 anos de Mato Grosso do Sul.
MATO GROSSO DO SUL – Composto por 79 municípios, possui área de mais de 357 mil km² e mais de 2,8 milhões de habitantes. O estado faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai e divisa com Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de abrigar 65% do Pantanal.
A cultura possui forte influência dos imigrantes japoneses, libaneses, paraguaios e bolivianos. Com a 3ª maior população indígena do Brasil, MS tem 116,3 mil indígenas de oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató.
Atualmente, os principais bens produzidos no estado são do setor agropecuário. Além da soja, milho, cana-de-açúcar, o setor extrativista também é pujante na área de minerais, como ferro, manganês e calcário.