Mês do Idoso mobiliza unidades da SAS com ações culturais e de conscientização
Com a proposta de divulgar e debater os direitos garantidos aos idosos pelo Estatuto do Idoso e pela Constituição Federal, as unidades da Secretaria de Assistência Social (SAS) estão realizando durante o mês de outubro, diversas atividades socioeducativas e culturais com os mais de nove mil usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos 21 Cras e dos quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI's).
"Precisamos falar sobre os cuidados para com aqueles que cuidaram de nós e alertar a sociedade sobre as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa", pontuou o coordenador do CCI Piratininga, Jorge Franco.
Essencial as ações
Frequentadora do SCFV, Maria Madalena de Oliveira considera essencial as ações que compartilham informações. "Poucas pessoas conhecem nossos direitos, por isso temos que lutar e falar sobre o acesso à rede de serviços de saúde e de assistências sociais locais. Nesse sentido temos os CCI'S que oferecem serviços importantes para nós, que nos valorizam", disse.
Já no Centro de Convivência do Idoso "Jacques da Luz", nas Moreninhas, a programação pelo Mês do Idoso segue até a última semana de outubro com atividades voltadas para a qualidade de vida e autonomia dos idosos. Entre as principais ações, um dos destaques foi a visita do grupo "Doutores de Esperança", projeto que leva dinâmicas e brincadeiras que incentivam a descontração em ambientes hospitalares e idosos.
No CCI, os voluntários desenvolveram atividades lúdicas, musicais e dança. "Foi um dia muito divertido e por meio das brincadeiras, falaram sobre a importância da gratidão e de sorrir sempre, mesmo nos momentos difíceis. Foi um alento para nossos idosos", frisou a coordenadora da unidade, Janaína Salvador.
A saúde também tem destaque nas programações, com palestras, aferição de pressão, testes de glicemia e orientações para uma vida saudável, realizados em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio de Unidades de Saúde da Família, como ocorreu no Cras Estrela Dalva e CCI Jacques da Luz, que dedicou um dia para a conscientização sobre o Outubro Rosa, que faz um alerta sobre a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama.
Flashback
Evento tradicional do Cras Vida Nova, o baile de Flashback deste ano ganhou uma edição noturna, conferindo um charme especial ao evento. Com direito a jantar e animação dos DJs Luiz Rodrigues e Marquinhos Spinoza, a festa reuniu mais de 100 idosos que dançaram embalados a sucessos dos anos 50 e 60. A coordenadora do Cras, Adriana Nascimento lembra que a ideia da festa surgiu a partir das aulas de zumba oferecidas toda semana para os idosos, que sempre contam com uma seleção de músicas que marcaram época.
A coordenadora conta que, após uma pesquisa realizada no território, foi constatado pela equipe da unidade, um grande número de idosos vivendo sozinhos. Foi então que surgiu a ideia de criar eventos que motivassem esses usuários a frequentar o Cras e a dança foi a atividade que mais empolgou os usuários.
"Eventos como o baile de flashback são importantes porque asseguram um processo de envelhecimento ativo e comunitário. Nesta terceira edição o tema foi Anos Dourados, que resgatou muitas lembranças para eles. O impacto que leva para a vida de nossos usuários é muito positivo e representa uma vitória muito grande para todos nós", disse.
Sociabilidade
Os centros de convivência do idoso oferecem um serviço de proteção social, convivência e fortalecimento de vínculos aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.
A proposta das atividades é desenvolver a autonomia e a sociabilidade a partir do fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, ao prevenir situações de vulnerabilidade, risco e violência sociais, que contribuam com situações de isolamento social.
Como em 01 de outubro é comemorado o Dia Internacional do idoso, durante todo mês são intensificadas as atividades e campanhas de conscientização nas unidades da SAS. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto aos direitos, necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas idosas.
Segundo o secretário de Assistência Social, José Mário Antunes, as ações promovem uma compreensão das questões relacionadas ao envelhecimento. "Também é a oportunidade de divulgar o trabalho e a preocupação que a gestão da prefeita Adriane Lopes tem com os idosos, por isso o foco do nosso trabalho é conscientizar nossos usuários sobre o envelhecimento saudável, oferecendo ações que promovam o bem-estar", ressaltou o secretário.
Fonte: Ascom PMCG