Corumbá (MS) — A aluna Anna Luíza Godoy da Silva Rodrigues, da Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço e Extensões, em Corumbá, está entre os finalistas do Prêmio 'MPT na Escola', na categoria Contos (alunos dos 6º e 7º anos). Ela concorreu com o trabalho "A aventura de Pedro", que aborda os riscos e as consequências do trabalho infantil.
O prêmio é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) que visa estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de fomento à proteção de adolescentes, trabalhadores e trabalhadoras. O projeto envolve estudantes das instituições públicas de ensino que aderem à proposta em todo o Brasil.
Corumbá é um dos municípios que participa do projeto há vários anos, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O coordenador local da premiação nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), professor Jorge Sambrana, destacou o envolvimento da comunidade escolar junto às ações promovidas pelo MPT e pela Secretaria.
"As escolas da REME de Corumbá por mais um ano abraçaram a proposta do combate ao trabalho infantil. Coordenadores e professores engajaram-se no desenvolvimento de ações com objetivo de fomentar na comunidade que lugar de criança é na escola", afirmou.
Anna Luíza é uma das cinco classificadas na etapa estadual do prêmio, que teve como tema "Trabalho Infantil: Não proteger a infância é condenar o futuro". Ela concorre com outros dois trabalhos na categoria Contos, que serão avaliados por uma comissão nacional.
A ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria – só será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no dia 05 de dezembro, às 13 horas.