PMNAS

Saiba como não cair em golpes ao renegociar dívidas pelo Desenrola Brasil

Agência gov O Governo Federal, por meio do Ministério da Fazenda (MF), está alertando cidadãos para que não caiam em golpes ao renegociar dívidas na plataforma do programa Desenrola Brasil.

Por Midia NAS em 20/10/2023 às 15:24:41
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Agência gov

O Governo Federal, por meio do Ministério da Fazenda (MF), está alertando cidadãos para que não caiam em golpes ao renegociar dívidas na plataforma do programa Desenrola Brasil. A orientação é entrar na plataforma apenas pelo link oficial para o site do governo – [desenrola.gov.br] –, no qual estarão as dívidas com descontos disponíveis para renegociação.

As comunicações oficiais que alertam aos cidadãos sobre a necessidade de cadastro estão sendo feitas por sms e não contêm qualquer link, para mitigar a possibilidade de fraudes. Assim, qualquer outro canal de comunicação, como link, e-mail, mensagens de WhatsApp, etc, pode configurar tentativa de golpe, e deve ser ignorado pelo cidadão.

Na primeira etapa do programa, criminosos utilizaram o nome do Desenrola Brasil, na tentativa de aplicar golpes nas pessoas que buscavam renegociar suas dívidas. As estratégias dos bandidos envolveram e-mails, mensagens e até mesmo a criação de sites com o nome do "Desenrola". Tudo isso é falso. Na atual fase do programa, as dívidas serão negociadas somente pela Plataforma de Renegociação no endereço desenrola.gov.br, que dará acesso à plataforma de renegociação de dívidas.

O cidadão deve comunicar a ocorrência de tentativas de fraudes com o registro de ocorrências policiais, contato com os Procons, e central telefônica do credor com o qual o devedor tem a dívida. Se receber alguma mensagem suspeita ou de terceiros propondo a renegociação pelo Desenrola, deve procurar sempre o seu credor antes de tomar qualquer atitude. Jamais acessar links suspeitos e nunca fornecer dados pessoais a desconhecidos.

Na segunda etapa do programa, a negociação será realizada pelo site www.desenrola.gov.br , com o uso da conta GOV.BR (sem nenhum outro intermediário). Então, será exigida  a conta do GOV.BR com os níveis de  contas prata ou ouro . É importante que os cidadãos providenciem desde já o seu cadastro no GOV.BR . As orientações estão disponíveis no gov.br/conta .

O Desenrola Brasil foi instituído por meio da Medida Provisória nº 1.176/2023 , de 5 de junho, convertida na Lei nº 14.690, de 3 de outubro de 2023. O programa já foi regulamentado e já está em operação, ajudando a reduzir o nível de inadimplência no Brasil e a recuperar o fôlego financeiro das famílias.

Por: Ministério da Fazenda

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2