Os Jogos Pan-Americanos de Santiago, que ocorrerão no Chile, terão um papel crucial na classificação de atletas para a Olimpíada de Paris-2024. Serão 21 modalidades com chances de classificação direta, além de outras 12 que oferecem a possibilidade de conquistar a vaga por meio de pontos no ranking ou índice olímpico. O Brasil, segundo colocado no Pan de Lima em 2019, é um dos favoritos para a edição chilena e pode garantir a presença de diversos atletas na capital francesa. Ao todo, serão 33 modalidades que classificarão competidores para os Jogos de Paris, oito a mais do que na edição anterior, estabelecendo um recorde de vagas, de acordo com os organizadores do evento. Serão cem vagas diretas e outras cem possibilidades de classificação indireta.
“Este recorde de vagas em disputa para os Jogos Olímpicos permitirá reunir os atletas mais importantes do continente em diversos esportes”, afirma Gianna Cunazza, diretora-executiva do Pan de Santiago. O boxe será a modalidade que mais concederá vagas para a Olimpíada de Paris-2024, com 30 no total, sendo 16 no feminino e 14 no masculino. Além disso, a escalada e o breakdance, modalidades estreantes nos Jogos Pan-Americanos, também garantirão a classificação dos medalhistas de ouro para Paris. Além das modalidades já mencionadas, os Jogos Pan-Americanos contarão com 11 modalidades exclusivas, como beisebol, boliche, esqui aquático, caratê, patinação artística, patinação de velocidade, pelota basca, raquetebol, softbol, squash e wakeboarding.
Além dessas modalidades, o Pan também oferece a oportunidade de conquistar pontos ou atingir o índice olímpico em outras modalidades, como atletismo, badminton, basquete 3-3, ciclismo BMX freestyle, ciclismo BMX racing, ciclismo mountain bike, ciclismo de pista, ciclismo de estrada, levantamento de peso, natação, taekwondo (kyorugi) e triatlo.
*Com informações do Estadão Conteúdo