Que a FIFA vem inovando bastante em formato não é novidade, mas o que a Copa do Mundo de 2030 aguarda é algo que nunca aconteceu na história da competição. A Copa de 2026 já será histórica porque acontecerá entre todos países do continente norte-americano, mas para o evento de 2030 a FIFA organizou a competição para que aconteça entre países de 3 continentes, inicialmente na América do Sul, depois na África e Europa.
Quem pretende ver todos os jogos terá que começar a se preparar para muitos voos, pois a Copa do Mundo 2030 acontecerá entre os países de Portugal, Espanha, Marrocos, Argentina, Uruguai e Paraguai. Porém este montante de países em uma Copa intercontinental tem explicação. Primeiramente, de fato os países sede da competição são os que fazem parte da península ibérica mais o Marrocos que busca finalmente seu reconhecimento mundial no mundo do futebol.
Portugal, Espanha e Marrocos são países sede da Copa de 2030
Apesar de ser uma grande potência do futebol, a Espanha não recebe uma Copa desde 1982 e já tem pelo menos 15 estádios candidatos a participar da competição. Portugal, juntamente com Marrocos nunca receberam uma Copa do Mundo. A candidatura de Portugal e Espanha já era esperada, porém com a vinda do Marrocos esta mistura foi algo inédito, inclusive os países já prometeram fazer a melhor copa do mundo já realizada, pela primeira vez na Copa acontecerão jogos de futebol em 3 continentes e 6 países diferentes.
Os conselheiros da FIFA até já descartaram outras possibilidades de candidatura, aceitando apenas o trio de países que promete fazer a melhor Copa do Mundo como sede. A Conmebol foi quem apoiou inclusive na co-participação na Copa fortalecendo os laços que vem fazendo com a UEFA. A notícia sobre a Copa de 2030 inclusive veio de Alejandro Domínguez, presidente da entidade e depois foi confirmada pela FIFA, ela até comentou à respeito:
"Acaba de se confirmar no Conselho da Fifa que fez isso possível em unir três continentes em uma festa linda do futebol. Acho que há muitos motivos para festejar e celebrar e, sobretudo, reconhecer quem fez isso possível". Anteriormente as organizações juntas já organizaram torneios como a Copa dos Campeões e o Intercontinental Sub-20.
América do Sul receberá jogos em homenagem ao Centenário da Copa do Mundo em copa com 48 países
Já os países da América do Sul receberão os jogos da abertura da competição em decorrência do centenário da Copa do Mundo, sua 1ª edição foi em 1930 no Uruguai e por isto a FIFA organizará o jogo de abertura no Centenário Estádio de Montevidéu. Além do Uruguai, Argentina e Paraguai também receberão os jogos de abertura da competição em comemoração ao centenário, aliás, todos estes países já estão classificados para 2030.
Além da confirmação do estádio uruguaio, nenhuma outra foi comentada sobre os estádios que sediarão os jogos na Argentina e Paraguai recentemente. Está previsto até que seja criado uma arena no Paraguai para o evento, entretanto o estádio Defensores del Chaco também já foi listado com uma estádio que pode ocorrer um jogo do porte da Copa do Mundo. Outro estádio do Paraguai que também já foi listado na FIFA foi o Estádio Antonio Aranda de Cidade do Leste.
Já na Argentina a partida pode acontecer no estádio do River Plate, que foi palco da final da Copa do Mundo de 1978. Outro detalhe já conhecido em relação a competição é que ela acontecerá com 48 equipes participantes, então serão 104 jogos travados até a final, um número bem superior ao atual. Este padrão será visto na Copa de 2026 que acontecerá entre México, Estados Unidos e Canadá.