PMNAS

Léo Índio, primo dos três filhos mais velhos de Bolsonaro, é alvo da Operação Lesa Pátria

Um dos alvos da 19ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira.

Por Midia NAS em 25/10/2023 às 10:38:46

Um dos alvos da 19ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira. 25, é Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, que é sobrinho de Rogéria Nantes Braga, primeira mulher de Jair Bolsonaro, e primo dos três filhos mais velhos do ex-presidente: o senador Flávio Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (de quem foi assessor) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Leo Índio, que foi alvo de busca e apreensão nesta quarta. Ele participou dos atos do 8 de Janeiro, em Brasília, mas em postagem nas redes sociais ele alegou que não participou das invasões e depredações, tendo ficado do lado de fora dos prédios da Praça dos Três Poderes, onde publicou uma foto com manifestantes golpistas e afirmou ter sido atingido por gás lacrimogêneo. Leonardo já havia sido citado em investigações sobre o financiamento dos atos de 7 de Setembro e por suposto envolvimento no uso de funcionários fantasmas e prática de “rachadinha” nos gabinetes da família Bolsonaro.

A operação da PF tem o objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os atos do 8 de Janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições. De acordo com a PF, agentes tem como alvo 12 investigados e cumprem cinco mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo STF. As medidas estão sendo cumpridas em quatro unidades da federação: Mato Grosso (Cuiabá e Cáceres), São Paulo (Santos), Rio de Janeiro (São Gonçalo) e no Distrito Federal (Brasília).

Os investigados poderão responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo. Atualmente, a Operação Lesa Pátria é uma iniciativa permanente da PF, ou seja, as investigações continuam em curso, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2