Saiba como é feita a escolha das árvores dos canteiros de Campo Grande

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), a capital possui um Guia de Arborização Urbana que determina as espécies adequadas para cada tipo de espaço e região urbana.

Saiba como é feita a escolha das árvores dos canteiros de Campo Grande
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), a capital possui um Guia de Arborização Urbana que determina as espécies adequadas para cada tipo de espaço e região urbana. Capital de Mato Grosso do Sul tem diversas áreas arborizadas, como os canteiros de suas principais avenidas

Paulo Ramos/PMCG

Não é segredo que Campo Grande é uma das cidades mais arborizadas do mundo, mas você sabe como é feita a escolha das árvores dos canteiros da capital Morena? O g1 te conta.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Campo Grande possui um Guia de Arborização Urbana que determina as espécies adequadas para cada tipo de espaço e região urbana. O guia embasado em estudos e levantamentos de especialistas sobre arborização aponta espécies indicadas para as sete regiões da cidade.

São as espécies indicadas no Guia de Arborização que são priorizadas no plantio dos canteiros de Campo Grande, conforme cada região. Por exemplo, na região do Anhanduizinho, em alguns canteiros é possível encontrar árvores como; ipê-mirim e ligustro; angelim, cássia-rosa, ipê branco, ipê rosa e jacarandá.

Já no na região central, as espécies de pequeno porte variam entre; aroeira-pimenta, árvore-da-china, ipê-mirim, ligustro e pata-de-vaca. E as de grande porte; ipê branco, ipê-amarelo, magnólia-amarela, pau-brasil e sibipiruna.

Rua 14 de Julho.

Reprodução

Na Rua 14 de Julho foram plantados 256 exemplares de várias espécies, como ipê amarelo, árvore da China, aldrago, ipê branco, pau mulato, pau ferro, jacarandá mimoso, lafontera da Amazônia, fruta de tucano, ipê roxo e grandiuva. O resultado é uma via bem mais arborizada, garantindo melhor qualidade do ar e uma climatização agradável.

Cidade modelo

Campo grande foi certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das capitais mais arborizadas do país, Campo Grande acaba de ser reconhecida, pela quarta vez, como Tree City of the World – Cidade Árvore do Mundo, uma referência mundial de ações voltadas à preservação da arborização urbana.

Entre os benefícios de uma cidade arborizada estão:

Estabilidade climática;

Conforto ambiental;

Melhoria da qualidade do ar;

Redução da poluição sonora e visual.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: