Nos dias 22 a 25 de outubro, ocorreu em Campo Grande – MS a XIII FETEC – MS (Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), evento realizado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com o apoio da FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul). Na ocasião, mais de 400 alunos e professores apresentaram seus trabalhos no maior evento científico do Estado. Os estudantes da Escola Estadual Professor José Pereira Lins marcaram presença com dois projetos que foram desenvolvidos na escola por um período de 1 ano. Estes foram financiados pela FUNDECT através do PICTEC (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de Mato Grosso do Sul), os quais foram orientados pelas professoras Fernanda Mendonça Ferreira (professora de Matemática) e Marilaine dos Santos Souza (professora da Sala de Recursos Multifuncional)
Um dos projetos intitulado "Miniestação Meteorológica" refere – se a construção de um protótipo de uma miniestação meteorológica utilizando o Arduíno, com objetivo principal de explorar as grandezas matemáticas e físicas por meio da robótica, além de analisar o impacto dos dados climáticos na plantação, já que se trata de uma escola da Autoria e os estudantes envolvidos cursam o ensino médio com Itinerário Profissional em Agropecuária. Este projeto foi desenvolvido pelos estudantes Anna Luiza Ferreira Dias, Cristian Cauê do Nascimento Antunes, Gustavo Henrique Lins Arcanjo e Júlia Evellyn Guedes Cristino com a orientação da professora Fernanda.
O segundo projeto intitulado "Desenvolvimento de materiais pedagógicos na modelagem 3D: uma proposta de inclusão escolar na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias" trata-se de uma pesquisa sobre as necessidades educacionais de estudantes com deficiência, relacionadas a temas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a produção de materiais pedagógicos a partir da modelagem 3D, afim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes da Educação Especial da escola em questão. Sob orientação da professora Marilaine, os estudantes Lucas Fernando Rojas Pereira Franco e Abner Ezequiel de Oliveira Ribeiro, ambos do ensino médio regular, desenvolveram a pesquisa e apresentaram os resultados na FETEC – MS.
Os projetos também contaram com os apoios do Quantum Lab (Laboratório de Educação, Popularização e Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação), o qual é um Laboratório de Robótica e impressão 3D localizado na cidade de Dourados e uma parceria do curso de Física UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) com a Escola Estadual Floriano Viegas Machado coordenado pela Profa. Cecília Nascimento.
A iniciação Científica na escola pública desempenha um papel fundamental na aprendizagem integral do estudante, e participar de uma feira científica é uma oportunidade enriquecedora, pois desperta sua curiosidade e interesse pela pesquisa. Além disso, proporciona um ambiente ideal para o desenvolvimento de habilidades como comunicação, socialização, trabalho em equipe e resolução de problemas, o que contribui significativamente para seu crescimento profissional. A interação com outros projetos e a exposição de suas próprias descobertas e aprendizados promovem uma experiência de aprendizagem prática e estimulante, incentivando os estudantes a explorar novas áreas de interesse e a aprimorar seu potencial acadêmico.