O maior vestibular do Brasil é dividido em dois domingos consecutivos
Neste domingo (5), 47.470 mil de inscritos em Mato Grosso do Sul prestam a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o maior vestibular do Brasil e porta de entrada para instituições de ensino superior nacional e internacionalmente, neste domingo (5).
Neste primeiro dia do exame, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para assinalar as questões de ciências humanas e linguagens, além para redigir uma redação. O encerramento previsto para as 18h (de MS).
Os portões dos locais onde cada candidato irá realizar a prova abrem às 11h e fecham, pontualmente, às 12h. Os candidatos que não conseguirem chegar antes do fechamento dos portões não poderão realizar a prova.
Na semana que vem, quando serão realizadas somente as provas de ciências da natureza e matemática, em 5 horas. O horário limite é 17h.
Campo Grande contará com um sistema de transporte público especial para atender às necessidades dos candidatos. Além disso, os participantes terão direito ao passe gratuito nos dias em que o exame será aplicado.
Em circunstâncias normais, o sistema de transporte opera com uma média de 113 veículos aos domingos. Para atender aos candidatos do Enem, haverá um acréscimo de 30% na frota. Algumas linhas, como a 070, 080 e 081, operarão com um plano funcional similar ao dos sábados, enquanto a linha 072 seguirá o plano funcional de domingos e feriados.
A linha 221 terá um veículo operando das 09h40 até as 19h, com uma parada de 5 minutos na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). As linhas 222 e 474 funcionarão conforme o plano funcional dos dias de semana, de segunda a sexta. Já as demais linhas, incluindo a 070, 071, 072, 080, 085 e 087, contarão com veículos alongados, com mais de 13 metros de comprimento.
Para garantir um atendimento eficiente, o Consórcio também disponibilizará três veículos de reserva adicionais, além dos habituais, com tripulações nos terminais Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão, Bandeirantes, General Osório e Hércules Maymone, para atender eventuais necessidades dos passageiros.
Para fazer uso do transporte público gratuito, o participante deve apresentar o cartão no validador dos ônibus, terminais ou estações Peg Fácil, garantindo um deslocamento tranquilo e acessível até os locais de prova.
Os locais de prova do Enem 2023 foram divulgados em 24 de outubro, na Página do Participante.
A informação está no cartão de confirmação, junto com outros dados pessoais (número de inscrição, data, hora e local de prova e necessidade de atendimento especializado ou de tratamento por nome social).
A prova do Enem divide seu conteúdo em quatro áreas do conhecimento com 45 questões de múltipla escolha para cada área, além de uma redação.
São 90 questões no primeiro dia, e 90 questões no segundo dia de provas.
No primeiro dia de vestibular, o candidato irá encontrar as seguintes áreas de conhecimento:
É importante estar atento ao modelo de redação, que é dissertativo-argumentativo. Ou seja, o texto pode ser anulado caso fuja desse formato – o candidato não pode, por exemplo, escrever um poema na redação ou qualquer formato estranho à proposta.
Textos de apoio, chamados de textos "motivadores", vão ajudar o candidato a embasar argumentos para começar a escrever a redação em cerca de 30 linhas, com uma proposta de intervenção – uma espécie de sugestão de solução para o problema – que respeite os direitos humanos.
Tanto as respostas das questões objetivas quanto o texto da redação devem ser preenchidos com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
O número representa 1,2% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas nos dias 5 e 12 de novembro, em 41 municípios sul-mato-grossenses. No estado, são 114 locais de prova e 1.629 salas de aplicação.
Dos participantes, 57% (27.020) são isentos da taxa de inscrição e 43% (20.450) a pagaram. A participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis:
Mulheres são maioria — equivalem a 61,1% (29.035) das inscrições, enquanto homens representam 38,9% (18.435).