Em MS, mais de 47 mil de candidatos fazem a primeira prova do Enem 2023 neste domingo 

O maior vestibular do Brasil é dividido em dois domingos consecutivos Neste domingo (5), 47.

Em MS, mais de 47 mil de candidatos fazem a primeira prova do Enem 2023 neste domingo 

O maior vestibular do Brasil é dividido em dois domingos consecutivos

Neste domingo (5), 47.470 mil de inscritos em Mato Grosso do Sul prestam a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o maior vestibular do Brasil e porta de entrada para instituições de ensino superior nacional e internacionalmente, neste domingo (5).

Neste primeiro dia do exame, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para assinalar as questões de ciências humanas e linguagens, além para redigir uma redação. O encerramento previsto para as 18h (de MS).

Os portões dos locais onde cada candidato irá realizar a prova abrem às 11h e fecham, pontualmente, às 12h. Os candidatos que não conseguirem chegar antes do fechamento dos portões não poderão realizar a prova.

Na semana que vem, quando serão realizadas somente as provas de ciências da natureza e matemática, em 5 horas. O horário limite é 17h.

Ônibus em Campo Grande

Campo Grande contará com um sistema de transporte público especial para atender às necessidades dos candidatos. Além disso, os participantes terão direito ao passe gratuito nos dias em que o exame será aplicado.

Em circunstâncias normais, o sistema de transporte opera com uma média de 113 veículos aos domingos. Para atender aos candidatos do Enem, haverá um acréscimo de 30% na frota. Algumas linhas, como a 070, 080 e 081, operarão com um plano funcional similar ao dos sábados, enquanto a linha 072 seguirá o plano funcional de domingos e feriados.

A linha 221 terá um veículo operando das 09h40 até as 19h, com uma parada de 5 minutos na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). As linhas 222 e 474 funcionarão conforme o plano funcional dos dias de semana, de segunda a sexta. Já as demais linhas, incluindo a 070, 071, 072, 080, 085 e 087, contarão com veículos alongados, com mais de 13 metros de comprimento.

Para garantir um atendimento eficiente, o Consórcio também disponibilizará três veículos de reserva adicionais, além dos habituais, com tripulações nos terminais Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão, Bandeirantes, General Osório e Hércules Maymone, para atender eventuais necessidades dos passageiros.

Para fazer uso do transporte público gratuito, o participante deve apresentar o cartão no validador dos ônibus, terminais ou estações Peg Fácil, garantindo um deslocamento tranquilo e acessível até os locais de prova.

Locais de prova

Os locais de prova do Enem 2023 foram divulgados em 24 de outubro, na Página do Participante.

A informação está no cartão de confirmação, junto com outros dados pessoais (número de inscrição, data, hora e local de prova e necessidade de atendimento especializado ou de tratamento por nome social).

Primeiro dia de prova

A prova do Enem divide seu conteúdo em quatro áreas do conhecimento com 45 questões de múltipla escolha para cada área, além de uma redação.

São 90 questões no primeiro dia, e 90 questões no segundo dia de provas.

No primeiro dia de vestibular, o candidato irá encontrar as seguintes áreas de conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Artes e Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, sendo a língua escolhida pelo próprio candidato no ato da inscrição)
  • Redação (Dissertativa-argumentativa)

É importante estar atento ao modelo de redação, que é dissertativo-argumentativo. Ou seja, o texto pode ser anulado caso fuja desse formato – o candidato não pode, por exemplo, escrever um poema na redação ou qualquer formato estranho à proposta.

Textos de apoio, chamados de textos "motivadores", vão ajudar o candidato a embasar argumentos para começar a escrever a redação em cerca de 30 linhas, com uma proposta de intervenção – uma espécie de sugestão de solução para o problema – que respeite os direitos humanos.

Tanto as respostas das questões objetivas quanto o texto da redação devem ser preenchidos com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Perfil dos participantes de MS

O número representa 1,2% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas nos dias 5 e 12 de novembro, em 41 municípios sul-mato-grossenses. No estado, são 114 locais de prova e 1.629 salas de aplicação. 

Dos participantes, 57% (27.020) são isentos da taxa de inscrição e 43% (20.450) a pagaram. A participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis:

  • Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Mulheres são maioria — equivalem a 61,1% (29.035) das inscrições, enquanto homens representam 38,9% (18.435).