Fonte: Agência Câmara de Notícias
A comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanha o combate ao câncer no Brasil debate nesta quarta-feira (8) a ocorrência dessa doença na próstata. “Esse é o segundo tipo de câncer mais incidente nos homens e causa a morte de quase 30% da população que desenvolve a doença”, informa o deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), que pediu a realização da audiência.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que serão diagnosticados quase 72 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil no triênio de 2023 a 2025. “Os números são assustadores já que, no Brasil, um homem morre a cada 34 minutos devido ao câncer de próstata”, afirma Prado.
Ele lembra que, apesar de 90% dos casos detectados nas fases iniciais terem chances de cura, 52% dos casos são identificados nas fases mais graves. “O diagnóstico precoce encontra grande dificuldade especialmente com o preconceito e o machismo que ainda impedem o homem de procurar os serviços de saúde regularmente e realizar exames preventivos.”
Cirurgia robótica
Sobre o tratamento, Prado quer discutir a adoção da cirurgia robótica, procedimento tecnológico de ponta, minimamente invasivo, que propicia maior nitidez, precisão e menor tempo de internação.
O deputado é autor do Projeto de Lei 4581/21, que garante aos pacientes com câncer de próstata o direito à cirurgia robótica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A audiência será realizada a partir das 14h30, no plenário 6.