Mato Grosso do Sul manteve a posição de estado mais quente do Brasil nas últimas 24h, liderando com calor de 43°C marcado na quarta-feira (8). A onda de calor, com maior intensidade, está prevista para a próxima semana, quando os termômetros podem ultrapassar 45°C.
Entre 19 municípios, Mato Grosso do Sul ocupa 19 posições de altas temperaturas, com valores variando de 39ºC a 43°C. Porto Murtinho ocupa a 1ª posição da lista, com valor de 43°C. Em segundo lugar está Corumbá (41,2°C). Cuiabá, no Mato Grosso, marcou 40,8°C.
Também estão listadas as cidades de Água Clara (40,5°C), Miranda (40,4°C), Aquidauana (40,3°C), Coxim (40,2°C), Bataguassu (39,7°C), Nhumirim (39,6°C), Juti (39,3°C) e Dourados (39,2°C).
Com a chuva que atingiu algumas regiões do Estado, Mato Grosso do Sul saiu da lista das cidades mais secas do país, pois houve aumento na umidade relativa do ar.
A partir desta quinta-feira (9), com a possibilidade de chuvas em todas as regiões do Estado. Pode ser registrada chuva de intensidade fraca a moderada e, localmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo. As instabilidades atmosféricas podem atingir todo o Estado, mas o destaque é para as regiões sul, central, sudoeste, oeste e nordeste.
Entretanto, a partir do fim de semana, uma terceira onda de calor extremo se aproxima do Estado, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Os valores preocupantes estão previstos de 13 a 20 de novembro, causado por um bloqueio atmosférico, que irá favorecer uma nova onda de calor, com altas temperaturas próximas aos 40 e 45°C e baixos valores de umidade relativa do ar entre 10 e 30%.