O vereador Olavo Sul (MDB) pediu ao poder público municipal de Dourados a criação de um plano de evacuação nas escolas em casos de incêndio e violência. Em maio deste ano, quando ocorreram boatos de atentados contra escolas, ações pontuais foram realizadas para garantir mais segurança. "É preciso um trabalho continuo", diz o vereador.
O plano de emergência, conforme Olavo Sul, é fundamental para diminuir a probabilidade de acidentes na escola e ajudar a garantir a segurança dos alunos e educadores. Para isso, deve ser instituído um conjunto de medidas de autoproteção, que começa com a prevenção e o planejamento e vai até a atuação em caso de emergência.
Além de garantir tranquilidade à comunidade escolar, o plano também cria uma cultura de segurança, interiorizando nas pessoas envolvidas procedimentos e comportamentos como medidas de prevenção. "Em uma emergência é preciso saber não apenas aonde ir, mas em quanto tempo e quais as rotas mais seguras", diz Olavo, que também é guarda municipal.
Recentemente, o parlamentar encaminhou requerimento à Secretaria Municipal de Educação de Dourados para saber se há projeto para criação de um plano de segurança.