As ações conjuntas envolverão as áreas de Agronomia, Zootecnia e Ciências Ambientais
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) celebrou um importante acordo de cooperação acadêmica internacional com o Institut National Polytechnique de Toulouse (INP), localizado na cidade de Toulouse, na França, durante a missão oficial no país realizada em setembro, pelo professor Mábio Da Silva, docente da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/UFGD).
O objetivo principal desse acordo é desenvolver ações conjuntas nas áreas de Agronomia, Zootecnia e Ciências Ambientais, com foco na promoção do intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. A parceria ainda prevê a elaboração de projetos de ensino, pesquisa e extensão, a organização de conferências e seminários, a realização de assistência técnica e intercâmbio de tecnologias, e a promoção de programas de reciclagem e educação continuada.
O acordo é fruto do projeto intitulado "Transição nos Sistemas Agroalimentares para Produção e Consumo Sustentáveis", aprovado pelo programa Brafagri, sob coordenação de Mábio Da Silva e com o apoio do Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) da UFGD. Com essa iniciativa, a UFGD oficializa seu terceiro acordo com renomadas instituições de ensino da França, todas integrantes do Brafagri. Atualmente, a UFGD tem acordos assinados com o Institut Agro, o VetAgro Sup e o INP. Outro acordo, com a AgroParisTech, está em vias de consolidação.
Através de esforços conjuntos, a universidade agora está iniciando tratativas para tentar elaborar e firmar acordos para permitir a dupla diplomação entre acadêmicos de graduação dos cursos e instituições envolvidas no projeto.
Os alunos de graduação, dos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias, interessados em realizar mobilidade acadêmica para uma dessas instituições francesas, devem ficar atentos aos editais de seleção, geralmente divulgados no primeiro trimestre de cada ano, pelo ESAI, no portal da UFGD.
Quem tiver interesse em realizar parcerias ou obter outras informações sobre o projeto, pode entrar em contato com o professor Mábio ou com o ESAI, respectivamente, pelos e-mails: [email protected] e [email protected].