Para Stefanie Centurion, veterinária da Subea, alguns mitos precisam ser esclarecidos para população, caso contrário os tutores continuarão não procurando pela castração. "Com a castração doenças graves podem ser evitadas, além de não deixar que os pets se reproduzam de forma descontrolada".
Mas nem todos foram atrás de castração. Gleisiane Alves levou quatro gatinhos que ela adotou para saber o que poderia ser feito com eles. A veterinária Stefanie explicou que por serem muito filhotes, somente vermífugo poderia se administrado. Mas lembrou que a partir do quinto mês poderia levar até a Subea para castrá-los.
Programa de castração
Por conta da campanha Novembro Azul Pet, até o final do mês a Subea está realizando apenas castração de animais machos. Mas a partir de dezembro, volta com a avaliação de fêmeas.
A Subea, possui programa de castração gratuita para caninos e felinos, machos e fêmeas, com no mínimo 5 meses e máximo de 15 quilos. Para participar do programa de castração, o tutor interessado deve apresentar o número do NIS, documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência.
São disponibilizadas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e, 15 senhas à tarde, a partir das 13 horas. Ao comparecer na unidade da Subea, o tutor já deve levar o pet. O animal será avaliado e microchipado pela equipe veterinária e, estando apto para a castração, já sairá com o encaminhamento com o local, data e hora do procedimento agendado.