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Taylor Swift: T4F recebe 'chuva de processos' em uma semana e perde 15% de valor de mercado

ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) - A T4F, produtora que trouxe os shows de Taylor Swift para o Brasil, começa a sofrer as consequências das caóticas (e trágicas) apresentações da cantora no Rio de Janeiro.


Levantamento da reportagem mostra que, ao todo, 30 ações de clientes foram protocoladas. Todas elas pedem indenização por danos morais e materiais de consumidores revoltados com as dificuldades nos shows. A cidade que mais tem processos novos contra a T4F é o Rio de Janeiro, onde aconteceram as apresentações. Só nela, são sete ações, em diferentes varas da capital fluminense.

Os valores dos pedidos variam entre R$ 6 mil e R$ 50 mil. O pedido mais alto é de um psicólogo e advogado, do interior do Rio de Janeiro, que diz ser diabético e acusa da T4F de impedi-lo de tomar água no estádio Nilton Santos, o que colocou a sua vida em sério risco. O caso corre no TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio).

Outras ações contra a T4F são oriundas de estados como Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. Nenhuma delas tem previsão de apreciação ou julgamento pelos tribunais locais.

Advogado especialista em direito penal e do consumidor, Ricardo Brajterman explicou à reportagem quais serão os próximos passos do judiciário. Para ele, a análise dos juízes será baseada em comprovações de perda financeira e até mesmo da vida dos fãs da cantora.

"O Art. 14 do código de defesa do consumidor estabelece que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços", diz Brajterman.

"A tarefa do Judiciário será analisar se as condutas e eventuais omissões da T4F foram praticadas com negligência, impudência e se ela contribuiu para os danos que são cobrados nesses processos, sobretudo em relação à reembolso de ingressos, gastos com transporte e hospedagem", conclui o advogado.

VALOR DE MERCADO

Junto com a enxurrada de processos judiciais, a T4F tem que lidar com outra perda: a de seu valor de mercado. Desde segunda (20), a empresa acumula uma perda de 15% no valor de suas ações negociadas na bolsa de valores de São Paulo.

Com isso, a T4F foi a empresa que mais perdeu valor de ações na semana no Brasil, segundo o índice Ibovespa. Nesta quinta (23), o CEO da T4F, Serafim Abreu, fez o primeiro posicionamento oficial da empresa após a morte da estudante Ana Benevides, e pediu desculpas pelo que chamou de "fatalidade".

"Estamos absolutamente desolados, muito tristes com a perda da jovem Ana Clara, apesar do pronto atendimento e de todos os esforços realizados pelas equipes médicas no evento e no hospital. À família de Ana Clara, quero expressar os nossos mais sinceros sentimentos", disse Abreu.

A T4F foi procurada pela reportagem para falar sobre os processos e a perda de valor das ações, mas não obteve resposta.

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