Os expedicionários participam da terceira edição da Expedição da Rota Bioceânica e saíram da Capital hoje pela manhã, após o lançamento oficial que aconteceu no monumento da Rila da Praça do Rádio.
Durante o evento, a prefeita Adriane Lopes reforçou que o Executivo da Capital sul-mato-grossense prioriza o desenvolvimento e incentiva as boas práticas de relacionamento internacionais, por isso, a Prefeitura de Campo Grande é parceira da expedição até Iquique no Chile. A visita à construção da Ponte Bioceânica também está no roll de agendas previstas.
Na programação, a Capital está representada em uma expedição singular rumo ao Chile, marcando um "test drive" na Rota de integração Latino Americana (RILA).
3ª Expedição RILA
A terceira edição da RILA, em 2023, terá um diferencial: além da expedição de veículos percorrendo a rota, um caminhão com carga partirá de Campo Grande, enfrentando os desafios do trajeto. A comitiva objetiva atestar a viabilidade econômica da Rota Bioceânica indicando aos participantes todo o processo aduaneiro, alfandegário e de desembaraço que passam os produtos exportados, até chegarem aos portos de Iquique e Antofagasta, no Chile. As dificuldades encontradas serão apresentadas no dia 26 de novembro, no 4º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico Capricórnio, em Iquique, reunindo autoridades dos quatro países.
A prefeita Adriane Lopes e técnicos da Prefeitura de Campo Grande participam da expedição com longa agenda neste fim de semana, além de autoridades estaduais, empresários e demais expedicionários envolvidos na edição. A comitiva é composta por 110 pessoas e 38 caminhonetes.
A programação da viagem da expedição se estende até dia 5 de dezembro, quando é previsto o retorno para Campo Grande. A agenda de autoridades pode sofrer alterações.
A Expedição RILA é promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog/MS) e representa uma década de esforços conjuntos na busca por uma rota alternativa e mais competitiva para exportações estaduais e nacionais, especialmente para os mercados asiáticos.