85% dos varejistas já caíram ou conhecem alguém que caiu em golpes
Levantamento também mostra que cartões são os meios de pagamentos preferidos dos consumidores e são tão seguros quanto o Pix Pesquisa com 200 varejistas diz que 85% dos varejistas já caíram ou conhecem alguém que caiu em golpes no setor.
Levantamento também mostra que cartões são os meios de pagamentos preferidos dos consumidores e são tão seguros quanto o Pix
Pesquisa com 200 varejistas diz que 85% dos varejistas já caíram ou conhecem alguém que caiu em golpes no setor. Entre os resultados da pesquisa, estão as principais preocupações em relação à segurança, além das formas de pagamento preferidas pelos comerciantes e consumidores.
Os varejistas participantes aceitam pagamento em cartão de débito e crédito, estão presentes no e-commerce e apresentam faturamento médio mensal acima de R$ 10 mil. A pesquisa foi realizada em parceria com o Opinion Box e tem intervalo de confiança de 95%, com margem de erro máxima de 6,9 pontos percentuais.
De acordo com o vice-presidente de Riscos e Compliance da Cielo, Marcelo Toniolo, a pesquisa é importante para sinalizar quais são as maiores preocupações dos varejistas e, assim, a empresa atuar para saná-las. "Segurança e prevenção à fraude são assuntos prioritários e são tratados para que o comerciante tenha informação e instrução para não perder uma só venda", diz.
Confira abaixo os principais achados da pesquisa.
A maioria dos varejistas já caiu em golpe ou conhece alguém que caiu
Quase 85% dos varejistas já caíram em algum golpe ou fraude ou conhecem alguém que passou pela situação. Entre os golpes mais mencionados, estão fraude do boleto, comprovantes ou agendamentos falsos de Pix, cartões clonados ou roubados, e fraudes via WhatsApp.
Preocupações do varejista no e-commerce
Pedidos de chargeback — contestação do pagamento pelo titular da conta bancária — são o maior receio dos comerciantes presentes no e-commerce. A solicitação, que geralmente causa o estorno do valor da venda, foi relatada como preocupação por quase metade dos ouvidos.
Entre eles, 24% mencionaram explicitamente chargeback e estorno como problemas. Outros 22% mencionaram compras com cartões roubados ou clonados como uma de suas principais dores de cabeça — situação que também costuma gerar estorno.
Por outro lado, um quinto dos entrevistados alega não ter nenhum tipo de preocupação quando vende online.
Varejistas consideram Pix e cartões os meios de pagamento mais seguros
Quando se trata da percepção de varejistas em relação à segurança, Pix e cartões estão empatados na liderança. Cerca de 90% dos comerciantes consideram essas formas de pagamento confiáveis.
Empatados na faixa dos 65%, estão pagamentos por carteiras digitais, celulares e link de pagamento. O boleto é considerado confiável por 54% dos varejistas.
Consumidor prefere usar cartão na hora de pagar
De acordo com os relatos de varejistas, 70% dos consumidores preferem usar cartão de crédito ou débito como forma de pagamento. O Pix é o favorito de 22%. O dinheiro é a última opção. Só é priorizado por 3% dos compradores. Está atrás inclusive do boleto, que surge como preferência de 4% dos consumidores.
Uma das hipóteses para essa preferência dos consumidores é a possibilidade de pagar suas compras a prazo. Outro aspecto são os benefícios que o uso de cartões costuma oferecer, como milhas aéreas, cashback, entre outros.