Circuito "Empregabilidade e Geração de Renda" reúne 11 municípios da Costa Leste de MS para discutir qualificação profissional
Realizada pelo Sebrae/MS, em Três Lagoas, ação também apresentou às lideranças o programa MS Qualifica Empreendedor, executado em parceria com o Governo do Estado Lideranças e representantes de 11 municípios da Costa Leste de Mato Grosso do Sul participaram, nessa quinta-feira (23), em Três Lagoas, do Circuito "Empregabilidade e Geração de Renda" para dialogar sobre a melhoria da qualificação profissional com a proposta de auxiliar no preenchimento dos postos de trabalho disponíveis na região.
Realizada pelo Sebrae/MS, em Três Lagoas, ação também apresentou às lideranças o programa MS Qualifica Empreendedor, executado em parceria com o Governo do Estado
Lideranças e representantes de 11 municípios da Costa Leste de Mato Grosso do Sul participaram, nessa quinta-feira (23), em Três Lagoas, do Circuito "Empregabilidade e Geração de Renda" para dialogar sobre a melhoria da qualificação profissional com a proposta de auxiliar no preenchimento dos postos de trabalho disponíveis na região.
A iniciativa foi realizada pelo Sebrae/MS, em parceria com a Associação Integra Costa Leste e o Governo do Estado, por meio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Durante o encontro, entidades ligadas a ocupação de emprego, desde o diagnóstico dos perfis existentes, até a contratação, pautaram uma conversa para apresentar desafios enfrentados, a fim de melhorar o índice de empregabilidade no estado. Participaram do momento de integração, o conselheiro do Sebrae/MS e diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Júnior; a consultora de desenvolvimento social da Suzano SA, Lorraine Lopes de Souza; a proprietária da Evoluir RH, empresa ligada a contratações, Edilene Camargo; e a diretora do Departamento de Gestão de Política Pública da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Carla Lozano de Matos.
Na ocasião, foi apresentado o programa MS Qualifica Empreendedor, um convênio firmado entre Sebrae/MS e Governo do Estado, por meio da Funtrab e Semadesc. Lançada em outubro deste ano, a iniciativa pretende fornecer qualificação profissional à população com a proposta de atender às principais demandas do mercado, além de apoiar quem deseja ingressar no mundo do empreendedorismo como alternativa para a geração de renda.
De acordo com o diretor-presidente da Funtrab, com esse trabalho, o intuito é qualificar cerca de 14 mil pessoas para que estejam aptas a atuar nos setores que possuem maior demanda por trabalhadores como indústria, comércio, serviços e agronegócio. Ademar Júnior também destacou que grande parte das oportunidades estão presentes na Costa Leste, principalmente, pelas características econômicas e geográficas da região.
"Temos um volume significativo de empresas de médio e grande porte, além da chegada de grandes indústrias que se instalam na região. A Costa Leste possui um comércio forte e a proximidade com o estado de São Paulo impacta positivamente no aumento das oportunidades para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Com isso, queremos melhorar a mão-de-obra para atender esses empreendimentos, ou seja, ajudar a população a se qualificar para ocupar estas vagas abertas e ter a carteira de trabalho assinada", pontuou o diretor-presidente da Funtrab.
Ademar da Silva Júnior, diretor-presidente da Funtrab e conselheiro do Sebrae/MS, apresentou às lideranças o programa MS Qualifica Empreendedor.
A execução de iniciativas como programa MS Qualifica, juntamente com a promoção do diálogo entre instituições públicas e privadas promovido pelo Circuito "Empregabilidade e Geração de Renda", tem um papel importante para o desenvolvimento do território. Segundo a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, o intuito é envolver diversas entidades no processo para que atuem de forma conjunta no fomento à empregabilidade.
"Trouxemos a iniciativa privada e o setor público, além de entidades ligadas ao processo de empregabilidade para atuar de uma forma muito dinâmica que nos permita superar desafios e evoluir nesse contexto. Com essas capacitações, iremos levar conhecimento e preparar as pessoas para que possam aproveitar as oportunidades. Isso fará a diferença para promover a inclusão produtiva da população e fortalecer as empresas que necessitam de mão de obra. Um passo importante para alavancar o desenvolvimento de Três Lagoas e região", pontuou Signori.
Importância da iniciativa
Encontrar mão de obra qualificada para oferecer serviços e produtos de qualidade ao consumidor final tem sido um desafio para muitas empresas. O presidente da Associação Integra Costa Leste, Joaquim Romero Barbosa, ressalta que a questão tem afligido os empreendedores da região, por isso a relevância da iniciativa para promover a qualificação profissional. "Estamos preocupados com o eixo desenvolvimento econômico porque precisamos solucionar o fato de não encontrarmos profissionais qualificados para trabalhar. Também sou empresário e lido com esta dificuldade todos os dias", expôs o presidente.
O cenário da falta de trabalhadores qualificados é preocupante, principalmente, pela chegada de, cada vez mais, empreendimentos na Costa Leste. A região que já recebeu grandes investimentos, como a construção de uma unidade da Suzano SA, maior fabricante de celulose e eucalipto do mundo, que está em execução em Ribas do Rio Pardo, tem também o anúncio da Arauco em levantar uma planta industrial em Inocência para a produção de celulose. A indústria chilena pretende iniciar as obras em 2025.
Além disso, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, José Moraes, declarou durante o Circuito "Empregabilidade e Geração de Renda" que novas empresas já demonstraram interesse em vir para a região. Segundo Moraes, seis projetos para instalação de novas indústrias foram entregues à Câmara Municipal, o que gera preocupação sobre como atender os empreendimentos com profissionais qualificados.
"A oportunidade já é uma realidade, então, precisamos envolver as pessoas para que elas tenham interesse em se qualificar para assumir vagas já existentes e as novas que podem surgir com a instalação dessas indústrias e empresas de outros segmentos", destacou o secretário.
De acordo com o presidente da Associação de Jovens Empresários de Três Lagoas, Francisco Medeiros Neto, o trabalho conduzido pelo Sebrae juntamente com o Governo do Estado e entidades parceiras, se faz necessário diante do contexto e, enfatiza, que a participação dos empresários é de suma importância nesse processo. "Sabemos da falta de mão de obra local, principalmente, com novas instalações de indústrias de celulose, então, precisamos criar soluções juntos e o empresário precisa entender mais da realidade para que possa colaborar", disse Francisco.
Para mais informações, os interessados podem buscar a Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800, ou acessar a Agência Sebrae de Notícias.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS