Amigas criam Pescaria das Patroas e botam machismo no chinelo em MS
Pescaria das Patroas recebe cada vez mais participantes que desejam uma fuga da rotina. Mulheres conquistas espaço num esporte tradicionalmente masculino
A pescaria é um esporte comumente relacionado ao universo masculino. No entanto, parece que o cenário começa a mudar em Mato Grosso do Sul. Isso porque três amigas decidiram se unir para criar o próprio clube exclusivo para mulheres. Um anos depois, elas provam que botaram o machismo no "chinelo" com a criação do grupo Pescaria das Patroas no Estado.
Tudo começou com a iniciativa de três mulheres: Claudine de Oliveira Sá Segovia, gerente financeira de 46 anos; Thania Thigride da Silva Ramires, bancária de 38 e Graciela Pirez Mota, também bancária e de 40 anos. Elas contaram ao MidiaMAIS que a ideia surgiu em setembro de 2021 durante um churrasco, visto que Thania e Claudine possuem um rancho na beira do Rio Miranda, na comunidade Salobra. Na época, elas pensaram ser uma boa ideia receber apenas mulheres para uma pescaria.
"Nossos maridos são amantes do esporte e, até então, nunca tínhamos ido pescar sem a companhia deles. A ideia do nome também surgiu através deles que, sempre que são convidados para uma pescaria, respondem: Vou consultar a patroa!", diz Claudine ao MidiaMAIS.
1ª edição da Pescaria das Patroas
A primeira edição da Pescaria das Patroas foi nos dias 3 e 4 de outubro de 2021 entre as amigas. Além das amigas, o evento contou com mais três participantes: Vanessa, Priscilla e a Pamela. De forma despretensiosa, nasceu ali uma nova paixão. "Foi um sucesso! Muitos peixes, risadas, histórias pra contar", comemoram.
Em maio, a 2ª Pescaria das Patroas recebeu 14 mulheres. A partir de então, o número de participantes começou a aumentar a cada realização. Assim, na 3ª edição feita em setembro deste ano, o evento contou com a presença de 45 mulheres. Para as organizadoras, a iniciativa tomou uma proporção não esperada.
"Essa pescaria despertou em outras mulheres o mesmo desejo em ter num final de semana só delas sem a correria, preocupações com casa, filhos, marido, trabalho, etc [...] Mulheres que viram no grupo a ideia de que elas podem fazer o que quiserem, até mesmo praticar um esporte que até então, era dominado pelos homens", explicam as organizadoras.
4ª edição do evento
A 4ª edição da Pescaria das Patroas será realizada entre 18 e 19 de março de 2023. Dessa forma, a expectativa é atrair mulheres de todo o Mato Grosso do Sul que desejam uma fuga da rotina.
Interessadas podem se inscrever pelo número (67)99284-4400 ou pelo instagram @pescariadaspatroas.