Aconteceu nessa terça-feira (05) a reunião de definição do regulamento do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol 2024. E, como já era esperado, o formato da disputa será o mesmo dos anos anteriores, com os 10 clubes divididos em dois grupos.
Segundo o que foi definido, a competição começa no dia 21 de janeiro com quatro partidas. A grande final deve acontecer somente no dia 21 de abril. O campeão e o vice garantem vagas no Campeonato Brasileiro Série D, enquanto que o campeão joga também a Copa do Brasil e Copa Verde de 2025.
Em 2024, o Costa Rica, que é o atual campeão estadual, irá representar o Estado nas competições nacionais. O Operário, vice-campeão, também está garantido no Brasileirão.
O sistema de disputa na primeira fase será de pontos corridos, com jogos de turno e returno. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, que é de ‘mata mata’. O último colocado de cada chave será rebaixado para a segunda divisão.
A única mudança na edição do próximo ano está na volta da disputa por pênaltis em caso de igualdade nos confrontos de ‘mata mata’. Até então, o time de melhor campanha avançava para a fase seguinte, podendo até mesmo empatar nos dois duelos.
Dos 10 times, apenas dois são estreantes na elite do futebol sul-mato-grossense: Naútico e a Portuguesa, ambos de Campo Grande, e que disputaram a segunda divisão estadual este ano. Outro time promovido foi o Corumbaense, um dos mais tradicionais.
O presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cezário, disse que a competição terá grandes jogos. "Temos expectativa de um grande campeonato. Os clubes se adiantarem para ter os estádios aptos e podem buscar mais apoio de empresas privadas", comentou.
Confira os grupos do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol de 2024:
Grupo A
- Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica)
- Operário Futebo Clube (Campo Grande)
- Coxim Atlético Clube (Coxim)
- Associação Atlética Portuguesa (Campo Grande)
- Náutico Futebol Clube (Campo Grande)
Grupo B
- Dourados Atlético Clube (Dourados)
- Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana)
- Novo Futebol Clube (Sidrolândia)
- Ivinhema Futebol Clube (Ivinhema)
- Corumbaense Futebol Clube (Corumbá)