O time do Mato Grosso garantiu vaga na Sul-Americana na última rodada, mesmo com a derrota por 2 a 1 diante do Flamengo. Em 37 jogos, teve 13 vitórias, nove empates e 15 derrotas. Com 48 pontos, aparece em 12º lugar e pode chegar ao décimo lugar, no máximo.
O técnico António Oliveira não gostou da postura do time no primeiro tempo no Rio de Janeiro e pediu uma resposta na última rodada. "Não posso tolerar este comportamento, não estamos de férias. Há um compromisso grande com o clube, com o torcedor, com a cidade e com o estado. Agora só temos um caminho: darmos a resposta certa no momento certo porque a última imagem é a que fica", projetou.
Com essa postura, o Cuiabá deve ter a sua formação titular. As exceções são o goleiro Walter, que já não atuou diante do Flamengo após fratura no dedo, e o zagueiro Alan Empereur, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O jogo será especial para o lateral-esquerdo Uendel, que anunciou a sua aposentadoria aos 35 anos.
O Athletico, invicto há cinco jogos, tem 56 pontos em oitavo lugar e pode terminar em sétimo. Apesar de estar invicto, não vinha bem, com sete jogos sem vencer. O jejum acabou na última rodada ao fazer 3 a 0 no Santos. O time paranaense teve até agora 14 vitórias, 14 empates e nove derrotas.
O técnico Wesley Carvalho, diferentemente do adversário, vai escalar uma formação alternativa no Athletico. Cacá, Thiago Heleno, Fernandinho e Alex Santana não poderiam jogar de qualquer forma porque cumprem suspensão. Vitor Roque, de saída do clube rumo ao Barcelona, também não viajou e até se despediu nas redes sociais, assim como o lateral Esquivel, no departamento médico. Por outro lado, o atacante Canobbio, recuperado de dores musculares, está à disposição.
Wesley Carvalho, que não será treinador em 2024, agradeceu a oportunidade, mas indicou a sua permanência no clube. "A única coisa que posso dizer é que aprendi muito com todas as dificuldades ao longo desse Brasileiro. O que nós temos conversado é que vão contratar outro treinador, mas vou continuar no clube, em outra função. Depende mais do clube do que de mim, mas o clube reconhece o que eu tenho feito e meu compromisso", afirmou.