Câmara Municipal vai se reunir com fundação responsável por vestibulares da UEMS e UFMS após protesto

Professores de cursinhos pré-vestibulares e estudantes se reuniram para pedir revisão na formulação dos vestibulares da Fapec, após provas com erros de ortografia e questões sem resposta.

Câmara Municipal vai se reunir com fundação responsável por vestibulares da UEMS e UFMS após protesto
Professores de cursinhos pré-vestibulares e estudantes se reuniram para pedir revisão na formulação dos vestibulares da Fapec, após provas com erros de ortografia e questões sem resposta. Estudantes na Câmara Municipal de Campo Grande.

Reprodução

Estudantes e professores se reuniram na Câmara Municipal de Campo Grande (MS) na manhã desta quinta-feira (7) para pedir melhorias na qualidade da elaboração das provas dos vestibulares elaborados pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). Em resposta, representante da Casa de Leis afirmou que vai se reunir com o governo do estado e a própria fundação.

Entenda ???????? A Fapec é responsável por elaborar as provas dos vestibulares da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Tanto na prova da UEMS, aplicada no dia 26 de novembro, quanto no da UFMS, em 3 de dezembro, houve questões impressas com erros ortográficos e perguntas sem respostas corretas.

Em nota, a Fapec alegou que a banca de elaboradores das questões é composto por profissionais capacitados. No entanto, vai realizar melhorias internas para "entender e atender aos apelos da sociedade. Não é de interesse da Fundação que os candidatos se sintam prejudicados". Leia a nota completa no final da matéria.

Questão 24 do vestibular UFMS, com a grafia "seguimentos".

Reprodução

Um dos erros citados pelos estudantes foi na prova da UFMS, em uma questão de biologia, em que a resposta correta continha palavra errada. Ao invés de "sacarase", estava escrito "sacarose".

Também, em outro enunciado, a palavra segmento foi escrita da seguinte forma: seguimento. Já na UEMS, duas questões de Matemática estavam sem alternativas corretas, além de diversos erros de digitação.

Questão 32 do vestibular UFMS. O que tornaria a alternativa B correta seria o elemento "sacarase".

Reprodução

A professora Milena Basso, especialista em cursinho pré-vestibular, foi uma das pessoas que estiveram na Câmara na manhã de hoje. Ela iniciou um "protesto on-line" na segunda-feira (4), para que as provas fossem elaboradas corretamente.

"Nós sentimos a Fapec indiferente à nossas conversas. Não somos radicais, somos professores e tentamos dialogar", disse.

O presidente da comissão permanente de Educação na Câmara Municipal, vereador professor Juari (PSDB), adiantou que deve agendar reunião com as secretarias de educação do Estado e do Município e, posteriormente, com a própria Fapec.

"Nosso papel é levar [as reclamações] às autoridades, para que a Fapec tenha cuidado com elaboração, respeitem os itens, faça calibragem justa. Vamos mostrar os pontos com prova material e pedir para que elaborem com mais critério".

Leia a nota da Fapec na íntegra:

A banca de elaboradores das questões de provas aplicadas por esta Fundação é composta apenas por profissionais especialistas em suas áreas de atuação. Além disso, desde a concepção do conteúdo programático contido em editais publicados pela Fundação, até a impressão de suas provas e aplicação, todo seu corpo de trabalhadores é composto por profissionais capacitados.

Neste sentido, buscaremos, por meio de melhorias internas, entender e atender aos apelos da sociedade. Não é de interesse da Fundação que os candidatos se sintam prejudicados.

Informamos que o período de recurso é rigorosamente cumprido com a intenção de permitir que os candidatos que se sintam prejudicados tenham a oportunidade de discordar e recorrer. Não nos furtamos a acatar e informar a mudança de posição ao candidato. Esta é, inclusive, uma ferramenta que nos ajuda a melhorar o processo interno, inclusive de escolha de nossos elaboradores.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: