Quadrilha de Dourados usava carregamento de produtos lícitos para transportar droga até o PR e RJ
Uma operação da Polícia Federal movimentou Dourados na manhã dessa sexta-feira (08), feriado municipal em celebração ao Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, santa padroeira da cidade.
Uma operação da Polícia Federal movimentou Dourados na manhã dessa sexta-feira (08), feriado municipal em celebração ao Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, santa padroeira da cidade.
Batizada de Operação Sanctus, a investida apura uma organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e facções criminosas.
Ao todo, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande.
A ação aconteceu nas cidades de Maricá/RJ, Araruama/RJ, Dourados/MS, Ponta Porã/MS, Guia Lopes da Laguna/MS, Cambé/PR, Feliz Natal/MT e Paranatinga/MT.
Em Dourados, entre os principais alvos estão um restaurante na Rua Albino Torraca, no bairro Vila Progresso, uma loja no bairro Jardim Água Boa e um condomínio fechado.
O esquema
As investigações tiveram início em outubro deste ano e, com seu avanço, houve a identificação dos líderes da organização criminosa (ORCRIM), em Dourados.
O grupo tinha o comando exercido por dois irmãos, ambos com histórico de ligação em apreensões de droga e com lideranças de facções criminosas.
A droga entrava no País a partir da cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, por meio da ocultação de entorpecentes em pneus de caminhões de carga.
Para dissimular o transporte da droga, a quadrilha usava carregamento de produtos lícitos até o interior do Paraná e, de lá, para o Rio de Janeiro.
Os investigados promoviam a lavagem de capitais por meio de uma rede de pessoas e empresas, para os quais remetiam e recebiam grandes quantias de valores em espécie.
O esquema conta ainda com a ocultação patrimonial de empresas e imóveis, cuja propriedade formal está em nome de laranjas e até dos seus antigos proprietários.