Poluição sonora: Servidores participam de capacitação para fiscalização de empreendimentos

Como parte das ações do Programa de Capacitação Semadur – Qualificar para Otimizar os Processos, auditores fiscais de meio ambiente participaram de capacitação e treinamento, direcionado a fiscalização, voltada à poluição sonora.

Como parte das ações do Programa de Capacitação Semadur – Qualificar para Otimizar os Processos, auditores fiscais de meio ambiente participaram de capacitação e treinamento, direcionado a fiscalização, voltada à poluição sonora. Uma das atribuições da Semadur, pois a poluição sonora ocorre quando há a presença de ruídos indesejados e excessivos no ambiente, que podem refletir em diversos problemas à saúde e bem-estar das pessoas.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, destaca a relevância dessa capacitação, estando os auditores fiscais melhor preparados, o que contribuirá para uma fiscalização mais eficiente "A capacitação adequada é fundamental para melhorar a eficácia das ações de combate à poluição sonora. É importante que os auditores fiscais sejam sensíveis às particularidades do ambiente em que atuam e às necessidades da população. Pois, a fiscalização da poluição sonora é fundamental para garantir a qualidade de vida das pessoas. E iremos promover ao longo de 2024 mais capacitações, tanto internas como externas, quanto para agentes de outros órgãos que trabalham em conjunto com a Semadur".

Para a superintende de fiscalização e gestão ambiental da Semadur, Gisseli Giraldelli, a capacitação garante um serviço cada vez mais eficaz. "Nós estamos formando essa capacitação para que os nossos procedimentos sejam efetuados dentro da melhor premissa técnica, seguindo a legislação e com a maior responsabilidade possível. Então, estamos investindo nessas capacitações para uma fiscalização cada vez mais eficaz, com justiça, garantindo que a medição seja fiel e seja realizada da maneira mais adequada".

O auditor fiscal de meio ambiente, Jeverson Vasconcelos, que apresentou o treinamento, pontuou a importância desse momento para os técnicos. "É necessário que todos os auditores fiscais entendam o funcionamento dos novos aparelhos, como é realizada a análise dos dados, a escolha dos pontos de medição, uma vez que exercendo a medição da melhor forma teremos uma análise mais eficiente e com mais agilidade. Este curso auxiliará tanto na medição para fins de fiscalização como na celeridade da análise de processos de licenciamento de empreendimentos que envolvem som".

Para denunciar poluição sonora de empreendimentos a orientação é entrar em contato via Central de Atendimento 156 e formalizar a denúncia informando os dados corretos do estabelecimento. Com exceção de poluição sonora de festas particulares e de veículos automotivos.