Mãe de bebê que caiu do 3º andar diz que deixou os filhos sozinhos por 30 minutos para pagar conta

A bebê de 4 meses sofreu hemorragia intracerebral e corre risco de morte.

Mãe de bebê que caiu do 3º andar diz que deixou os filhos sozinhos por 30 minutos para pagar conta
A bebê de 4 meses sofreu hemorragia intracerebral e corre risco de morte. Conselho Tutelar já havia sido notificado por faltas frequentes da irmã de 7 anos. Condomínio de onde a criança caiu do último andar.

Oswaldo Nóbrega

Em depoimento para a Polícia Civil, a mãe da bebê de 4 meses que caiu da janela do 3º andar de um condomínio de Campo Grande (MS) na noite de terça-feira (12), disse que deixou a menina sozinha no apartamento com a irmã de 7 anos, e o irmão de 3, por 30 minutos enquanto foi até a casa de uma amiga, para pagar uma conta.

? Clique aqui para seguir o canal do g1MS no WhatsApp

Ela foi presa em flagrante por abandono de incapaz e deve passar por audiência de custódia na quinta-feira (14). A bebê está internada em estado grave na Santa Casa de Campo Grande, mas a família não autorizou que o hospital repassasse informações sobre o estado de saúde dela. A última atualização foi de que a menina sofreu hemorragia intracerebral e corria o risco de morte.

De acordo com o Conselho Tutelar, a instituição já recebeu duas notificações por faltas frequentes da escola em que a criança de 7 anos estuda: a primeira em 2022 e a segunda, em abril de 2023.

O Conselho notificou a família para que fossem acompanhados, mas não há mais registros depois de abril deste ano.

Conselho Tutelar está acompanhando a menina no hospital e os dois irmãos.

Geisy Garnes

Os dois irmãos da menina estão sob tutela do Conselho Tutelar. Além disso, dois conselheiros estão acompanhando a bebê na Santa Casa.

O pai da bebê também procurou o Conselho após o acidente e foi orientado a procurar a Justiça para conseguir a guarda da criança. O pai das outras duas crianças não foi localizado.

O caso

Bebê de apenas quatro meses caiu do 3º andar de um prédio no bairro Aero Rancho, em Campo Grande (MS), na noite de terça-feira (12). De acordo com a polícia, a menina estava sozinha com a irmã de 7 anos e o irmão de 3, quando o acidente aconteceu.

Vizinhos socorreram a menina e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela foi encaminhada para o Hospital Santa Casa de Campo Grande, em estado gravíssimo.

Prédio de condomínio no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, onde bebê de 4 meses caiu do terceiro andar na noite desta terça-feira.; no detalhe, perito confere janela de onde criança caiu

Aguinaldo Soares/TV Morena

Na noite de ontem, a criança de 7 anos pegou a irmã no colo, porque ela estava agitada, e foi mostrar a vista da janela do apartamento em uma tentativa de acalmá-la. Neste momento, a menina se desequilibrou com a irmã no colo e a bebê caiu. As janelas não tinham telas de proteção.

"A gente conversou com a criança de sete anos. Ela trouxe até a janela pra acalmar a irmãzinha e ver a janela. No entanto, essa criança de sete anos, ela praticamente não tem altura pra chegar na janela. Ela teve que subir na cama pra chegar na janela. E, segundo ela relata, a criança estava em pezinho e empurrou com as pernas o próprio corpo da irmã. Nisso que ela empurrou, fez esse movimento e acabou desequilibrando. E a criança acabou caindo da janela", explicou o delegado Gabriel Desterro.

Além das crianças estarem sozinhas no apartamento, o local estava em condições insalubres, com fezes pelo ambiente e louças acumuladas para lavar, segundo afirmou o delegado.

"Praticamente não tem móveis, era uma residência que indica um ambiente totalmente inadequado para a criação dessas crianças. No momento do fato, as crianças estavam sozinhas na residência, sendo uma de 7, outra de 3. E a bebezinha que acabou caindo da janela de 4 meses", explica.

A mãe foi levada ainda na noite de ontem para esclarecimentos na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol e foi presa em flagrante por abandono de incapaz.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: