Ligue 135: central de informações do INSS passa a ser gratuita também para ligações de celular
Casa Civil
Garantir a gratuidade das ligações feitas a partir do telefone celular para a Central 135, que presta informações do INSS. Esse é o objetivo do edital publicado na última sexta-feira (21) para contratação da empresa que vai viabilizar essa gratuidade. Hoje, são livres de cobrança apenas as ligações feitas por telefone fixo, quem liga para o 135 usando um celular tem que pagar o preço de uma ligação local.
Ligue 135 -> A Central de atendimento 135 foi criada com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por meio de um canal de atendimento por telefone. E por ser considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas a partir de celular também serão gratuitas.
Impacto social
- R$ 43 milhões é o valor máximo estimado da contratação da empresa para 12 meses de serviço;
- 172 milhões de brasileiros devem ser impactados pela medida, segundo dados do IBGE de 2018/2019;
- 81% da população brasileira acima dos 10 anos de idade possuí um telefone móvel;
- A previsão é de que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do certame;
- Atualmente, a Central de atendimento 135 conta com três unidades em funcionamento: Salvador, Caruaru e Recife, reunindo mais de 5.600 colaboradores entre profissionais contratados e servidores do INSS;
- 30 milhões de chamadas já foram atendidas até setembro de 2022;
- A Central 135 funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
- A abertura da licitação está prevista para acontecer no dia 16 de novembro.
A abertura da licitação está prevista para acontecer no dia 16 de novembro.
Com informações do Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência